Dezembro
Dezembro Vermelho, de prevenção e combate à AIDS e seus efeitos sociais
Instituído em Jundiaí pela Lei 8924/2018, de iniciativa do vereador Wagner Ligabó, o Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. A ação também tem por objetivo chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas acometidas por essa doença.
Dados do Ministério da Saúde de 2020 apontam que mais de 40 mil novas infecções por HIV têm acontecido por ano no Brasil, nos últimos 10 anos. Nesse contexto, o Ministério da Saúde afirma que ações como a testagem para a doença e o início imediato do tratamento, em caso de diagnóstico positivo, são fundamentais para a redução do número de casos e de óbitos, e frisa que desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente pelo SUS todos os medicamentos antirretrovirais e, desde 2013, o SUS garante tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da carga viral.
Em Jundiaí, o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde realiza testes gratuitos para diagnóstico de HIV e Sífilis.
Dezembro Laranja, de prevenção contra o câncer de pele
Instituído em Jundiaí pela Lei 9407/2020, de iniciativa do vereador Marcelo Gastaldo, o Dezembro Laranja tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer de pele para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.
O câncer de pele é o tumor de maior incidência no Brasil e resulta de possíveis alterações celulares provocadas pela exposição solar excessiva, sem proteção. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expõe muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença.
As recomendações preventivas orientam evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h. A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo câncer da pele. Sua intensidade varia pouco ao longo do dia, sendo intensa não somente em dias de sol, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar protetor solar diariamente. E além dos cuidados contra a exposição solar, é importante realizar um acompanhamento anual e periódico com um dermatologista.
Dezembro Verde – não ao abandono de animais
Instituído em Jundiaí pela Lei 9381/2020, de iniciativa dos vereadores Leandro Palmarini e Valdeci Vilar Matheus, o Dezembro Verde tem por objetivo conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais e advertir que o problema do abandono de cães e gatos em parques e estradas é agravado no final do ano.
Além de ser um ato de crueldade e de violação dos direitos dos animais, o abandono pode se tornar um problema de saúde pública. Por esse motivo, a campanha buscar também ampliar ações conjuntas com a comunidade, órgãos públicos e entidades que atuam para resolver o problema de animais já em situação de abandono e prevenir novos casos.