• Mapa do Site
  • Acessibilidade
  • Contato
  • Perguntas Frequentes
  • Protocolo

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Busca Avançada…
Câmara Municipal de Jundiaí­ - SP
Navegação
  • Institucional
    • História
    • Cartilha de Integração ao Legislativo
    • Conheça a Câmara
    • Visita Virtual 360º
    • Agenda
    • Arquivo histórico
    • Localização
    • Dependências
    • Biblioteca
    • Galeria de Fotos
    • Galeria dos Presidentes
    • Glossário
    • Consulta Pública
    • Calendário Municipal de Eventos
    • Eventos
    • Selos
    • Dicionário de Libras
  • Vereadores
    • Por Ordem Alfabética
    • Por Partido
    • Faculty/Staff Directory ECMAScript program Gabinetes
    • Mesa Diretora
  • Transparência
    • Acesso à Informação
    • e-SIC - Pedido de Informação
    • LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS - LGPD
    • Transparência
  • Atividade Legislativa
    • Processo Legislativo
    • Relatório
    • Projetos
    • Pautas das Sessões
    • Requerimentos
    • Resumos das Sessões
    • Moções
    • Atas das Sessões
    • Indicações
    • Reuniões Públicas
    • Frentes Parlamentares
    • Atas das Comissões
    • Audiências Públicas
    • Comissões
    • Lei Orgânica
    • Leis e Outras Normas
    • Tribuna Livre
    • Regimento Interno
    • Plano de Governo e Programa/Plano de Metas
    • Legisla Cidadão
    • Análise de Proposições
    • Sessões Solenes de Entrega de Títulos Honoríficos
  • Legislação
    • Leis e Outras Normas
    • Lei Orgânica
    • Regimento Interno
    • Plano de Governo e Programa/Plano de Metas
  • Licitações e Contratos
    • Licitações em Andamento
    • Licitações Encerradas
    • Contratos Ativos
    • Contratos Encerrados
    • Convênios Ativos
    • Convênios Encerrados
    • Empresas Sancionadas
    • Concorrência
    • Contratos
    • Pregão
    • Tomada de Preço
    • Plano de Contratações Anual - (PCA)
  • RH
    • Diretorias
    • Brigadistas
    • Funcionários
    • Quantitativo de Pessoal
    • Terceirizados
    • Plano de Cargos
    • Estatuto
    • Concursos
    • Solicitação de CTC
  • Imprensa
    • Imprensa Oficial
    • Clipping de Notícias
    • Notícias
    • Câmara Verdade
    • TV Câmara Jundiaí
Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes
Info

Perguntas Frequentes

Tweet
Compartilhar

Qual é a função da Câmara Municipal?
A Câmara tem funções legislativas, exerce atribuições de fiscalização interna e externa, financeira e orçamentária de controle e de assessoramento dos atos do Poder Executivo e pratica atos de administração interna e através dos Vereadores os cidadãos têm seus interesses representados perante o Poder Público.


Quantos Vereadores compõem a Câmara Municipal?
A Câmara Municipal de Jundiaí é composta por 19 (dezenove) vereadores.


Quantos anos dura o mandato de um Vereador?
Quatro anos.

O que é uma Legislatura? E quando ela se inicia?
Legislatura é o nome dado ao período de duração do mandato do Vereador, ou seja, de quatro anos. A Legislatura se inicia em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição municipal.

Qual é a função da Mesa da Câmara?
À Mesa, na qualidade de órgão diretor, incumbe a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara.

Qual é a composição da Mesa?
A Mesa se compõe do Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, bem como de seus respectivos substitutos: 2º Vice-Presidente, 3º Secretário e 4º Secretário.

Qual é o período do mandato da Mesa?
O mandato da Mesa é de 2 (dois) anos, proibida a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente, na mesma legislatura.

O que é a “Ordem do Dia”?
“Ordem do Dia” é a fase da sessão onde serão discutidas e deliberadas as matérias previamente organizadas em pauta e somente será iniciada com a presença da maioria absoluta dos Vereadores.

O que são proposições e como elas se classificam?
Proposição é toda matéria sujeita à deliberação do Plenário. As proposições poderão consistir em: Proposta de Emenda à Lei Orgânica, Projetos de Lei, Projetos de Decreto Legislativo, Projetos de Resolução, Substitutivos, Emendas ou Subemendas, Vetos, Pareceres, Requerimentos, Indicações e Moções.

O que é Sessão Legislativa Ordinária e Sessão Legislativa Extraordinária?
Sessão Legislativa Ordinária é a que ocorre no período normal de funcionamento da Câmara durante o ano e a Sessão Legislativa Extraordinária é a que acontece no período de recesso, ou quando convocada em momento diverso.

Quando acontecem as Sessões Ordinárias da Câmara?
As Sessões Ordinárias acontecem às terças-feiras, com início às 18h.

As Sessões da Câmara são públicas?
Sim, são públicas e toda a população pode participar.

Como posso acompanhar a Sessão da Câmara?
As Sessões são transmitidas da seguinte forma:

- ao vivo: por meio da TV Aberta Digital UHF - Canal 60.1; pela TV a Cabo - Canal 4 da NET; e pelo site da Câmara http://tvcamara.jundiai.sp.leg.br, sendo que neste site também são encontradas as gravações das sessões anteriores.

- reprise: pela Rádio Cidade – AM 730, às 20h, toda quarta-feira.

O que são as Comissões Permanentes?
As Comissões Permanentes são as que subsistem através da legislatura e têm por objetivo estudar os assuntos submetidos ao seu exame e sobre estes exarar parecer.

O que é a Tribuna Livre?
A Tribuna Livre é o período da sessão em que é dado espaço a todo cidadão para seu pronunciamento, observados os requisitos e condições estabelecidos no Regimento Interno, com prévia inscrição.

O que é o Regimento Interno da Câmara?
O Regimento Interno é um conjunto de normas e princípios que fundamentam as funções legislativas, administrativas e fiscalizadoras da Câmara.

Como eu faço para entrar em contato com o Vereador?
Os contatos dos Vereadores estão disponíveis neste site, no menu “Institucional”. Clicando no link Galeria de Vereadores, será exibido o e-mail de contato. O contato também pode ser realizado pelo telefone da Câmara Municipal por meio do número (11) 4523-4500. Neste mesmo link, há mais informações como: Mandatos, Comissões, Proposições, dentre outras.

Qual é o horário de expediente da Câmara e como posso entrar em contato?
Rua Barão de Jundiaí, 128 - Jundiaí/SP | CEP 13201-010 | Caixa Postal 183
Tel: (11) 4523-4500

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 18:00h.
Sessões Plenárias: Terças-feiras às 9h.

Webmail Portal do Servidor
Rua Barão de Jundiaí, 128 - Jundiaí/SP | CEP 13201-010
Tel. (11) 4523-4500

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8:00 às 18:00
Sessões Plenárias: Terça-feira às 9:00 ( Pelo Canal UHF 12.2 e redes sociais )
Desenvolvimento Openlegis
 
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade.
Ferramentas Pessoais
  • Acessar