Abaixo-assinado pede regulamentação do Programa Remédio em Casa
O vereador Cícero da Saúde, junto com uma comissão de usuários da Farmácia de Alto Custo Marechal, entregou ao Prefeito Luiz Fernando Machado um abaixo-assinado em apoio ao programa Remédio em Casa, previsto na Lei Municipal nº 9.077/18, de autoria do vereador Cícero.
O abaixo-assinado, organizado pelos próprios usuários da Farmácia de Alto Custo Marechal, conta com quase mil assinaturas e reivindica a regulamentação da Lei Municipal que prevê, além da descentralização da farmácia de alto custo, o programa Remédio em Casa, nos casos previstos.
A reunião com o Prefeito teve a participação do Gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, do diretor Vanildo José Ministro e de 17 usuários da Farmácia de Alto Custo Marechal.
Na reunião, o prefeito falou sobre a complexidade do tema, já que os medicamentos de alto custo são adquiridos pelo Governo do Estado, ficando sob a responsabilidade do município apenas sua entrega aos usuários.
O Gestor de Promoção da Saúde explicou que a resolução de muitos dos problemas da Farmácia de Alto Custo Marechal estão fora do alcance do município, já que o Governo do Estado não fornece com regularidade os medicamentos, não permite acesso ao sistema eletrônico de gestão de estoque, além de não alçar Jundiaí como Polo Regional de Distribuição, a exemplo de Campinas.
O Vereador Cícero da Saúde, que trabalhou por 14 anos na Farmácia de Alto Custo, concordou com as explanações do Gestor de Saúde, mas apontou que o município não pode ficar inertes diante da situação atual. A ponderação feita pelo vereador foi compartilhada pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, que reconhece a necessidade urgente na melhoria do acolhimento e atendimento aos usuários, acabando com as longas filas de espera.