Advogado visita nossa cidade-irmã nos EUA
Trenton fica a aproximadamente 110 km de Nova York e tem menos de 100 mil habitantes. O relacionamento com Jundiaí já vinha desde 1961, quando o município norte-americano concedeu o título de cidadão-honorário ao então presidente da Câmara de Jundiaí, José de Godoy Ferraz. O título de cidade-irmã seria votado em 1964, por iniciativa do vereador Tarcísio Germano de Lemos, sob a presidência do vereador Lázaro de Almeida e tendo como prefeito o professor Pedro Favaro.
>> Veja o site oficial da cidade de Trenton
Clarisvaldo esteve em Trenton durante a viagem de carro que fez com o filho e também advogado João Renato de Washington a Nova York. No encontro, enregou ao prefeito Douglas H. Palmer informações recentes e um vídeo sobre Jundiaí. Ele conta que participou de toda a movimentação na década de 60 que resultou na aprovação da lei da cidade-irmã. Na época, tinha 21 anos.
O advogado lamenta, porém, que as novas gerações não tenham mantido o contato estreito que havia na época entre as duas cidades. O intercâmbio era tanto que muitos jundiaienses foram estudar lá e vice-versa. Um elo forte de ligação eram os integrantes do Rotary Clube, que hospedavam os visitantes de Trenton em Jundiaí. O Rotary é uma entidade internacional que busca, entre outras coisas, a aproximação entre os povos.
A Câmara Municipal de Trenton tem sete vereadores. Três são eleitos pelos votos da população em geral da cidade enquanto os demais são eleitos por eleitores de cada distrito (Norte, Sul, Leste e Oeste).
Jundiaí tem outras quatro cidades-irmãs: Iwakuni (Japão, em 1989), Pádova (Itália, em 1994), Havana (Cuba, em 1997) e Taian (China, em 2002)