Ato celebra 100 anos do Lar Anália Franco
O presidente da Câmara, vereador Júlio César de Oliveira (Julião) chamou para a mesa do ato o presidente da entidade, Jairo Silvestre dos Santos; o deputado estadual Pedro Bigardi, o secretário municipal Oraci Gotardo (representando o prefeito Miguel Haddad); a vereadora Ana Tonelli (representando o deputado estadual Ary Fossen); o vereador Paulo Sérgio Martins (autor da proposta de homenagear o Lar); e o bispo da Igreja Católica Brasileira, dom Jurandir Padovani. Presentes ainda outros membros do Anália Franco, além do tenente Carlos Alberto Tibaldi (representando o comandante do 12º Grupo de Artilharia de Campanha, tenente-coronel Flávio Alvarenga Filho) e a dra. Valderez Bosso (representando o presidente da 33ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Márcio Cozatti).
Convidado à tribuna, o presidente do Lar foi à tribuna e abordou toda a trajetória da instituição, que nasceu sob inspiração da educadora Anália Franco, mas que começou com o nome de "Sociedade Humanitária Protetora da Infância Desvalida - Asylo Creche". Em 1952, passou a ser denominada "Instituição Anália Franco Lar e Creche e em 1959 passou a ter a denominação atual. Jairo também salientou a importância do trabalho de todos os que passaram pela diretoria da instituição e revelou uma curiosidade: em 3 de junho de 1912, ocasião da visita da sra. Anália Franco, o presidente da Câmara, João Maria Gonzaga de Lacerda, anunciou a doação de um terreno para a entidade no Anhangabaú. Em 1959, o então prefeito Luís Latorre assinaria o decreto concretizando a doação.

A entidade não tem fins lucrativos, tem reconhecimento como de utilidade pública municipal, estadual e federal, além de certificação na rede de Escolas Associadas à UNESCO (Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura). Ela tem sede na Rua Hans Staden, 176, no Anhangabaú. O site oficial é http://www.laf.org.br.
A programação do centenário envolve ainda nos próximos dias a inauguração do ginásio poliesportivo (dia 19), um almoço para jovens e familiares que são atendidos pela entidade (dia 20) e o lançamento de um livro pela editora In House (em data a ser definida). a TV Educativa vem gravando várias entrevistas mostrando o dia-a-dia do Lar.