Audiência Pública discutiu liberdade religiosa em Jundiaí
Autoridades religiosas de Jundiaí participaram da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, na noite de quarta-feira (8), para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa no município, de autoria do vereador Cristiano Lopes.
“Nossa intenção é criar um capítulo na Lei Orgânica do Município que trate da liberdade para as manifestações religiosas. E a participação popular é fundamental para que possamos dar continuidade a essa iniciativa”, explicou Cristiano Lopes.
Clóvis José Pontes, presidente do Conselho de Pastores de Jundiaí (Conpas), fez menção à democracia brasileira e ao direito dos cidadãos. "É muito bem-vinda essa emenda, porque a nossa democracia é muito nova. E há um movimento no Brasil para tentar desconstruí-la", declarou.
José Antônio Vecchi, presidente da Comissão Executiva da USE (União das Sociedades Espíritas de Jundiaí), ressaltou a necessidade de reforçar o respeito às diferentes religiões. "Assegurar a livre manifestação religiosa no município é uma iniciativa necessária. Nós precisamos ter esse direito e também respeitar as outras religiões".
Gihad Abbas, presidente da UniTerreiros (União das Comunidades de Terreiros de Jundiaí e Região), lembrou das dificuldades que as religiões de matriz africana têm para poder professar a fé. "Embora já tenhamos isso garantido na Constituição Federal e na legislação estadual, a regulamentação desta proposta no município é relevante".
A Proposta de Emenda à Lei Orgânica já passou pela análise da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão de Direitos, Cidadania e Segurança Urbana, e aguarda inclusão na Ordem do Dia.