Bigardi apresenta Plano de Ação 2015
Como é de praxe em todo início de ano, o Prefeito Municipal, Pedro Bigardi, prestigiou a sessão. Mas, diferentemente do que sempre ocorreu em anos anteriores, veio acompanhado de seu secretariado em peso. Entre os presentes estavam: Durval Orlato (vice-prefeito e Secretário de Educação), Denis Crupe (Administração), Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Térscio Marinho (Cultura), Cristiano Lopes (Esportes e Lazer), Pedro Galindo (Finanças), Mary Fornari (Gestão de Pessoas), Edson Aparecido da Rocha (Negócios Jurídicos), José Roberto Aprillanti Junior (Obras), Daniela da Camara (Planejamento e Meio Ambiente), Liraucio Tarini Junior (Relações Institucionais), Luís Carlos Casarin (Saúde), Aguinaldo Leite (Serviços Públicos), Wilson Folgozi (Transportes), Jamil Yatim (DAE), Marcelo Lo Monaco (Escola de Governo e Gestão de Jundiaí), José Carlos Pires (Gestão Integrada Municipal), Adilton Garcia (Procon), Vanderlei Victorino (assessor) e Pedro Rocha Lemos (ESEF). Também compareceram à sessão os ex-vereadores Júlio César de Oliveira e Celso Arantes e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (Sindserjun), Aparecido Luciani.
Bigardi aproveitou a ocasião para entregar aos vereadores o Plano de Ação 2015, que guarda estreita relação com o Plano de Metas 2015. O documento faz um balanço dos avanços alcançados no ano anterior e as ações previstas para o ano que se inicia. Entre os pontos abordados, o prefeito destacou iniciativas nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.
Saúde
Destacou que, em 2015, serão concluídas as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Novo Horizonte e iniciada a construção das UPAs da Ponte São João, Hortolândia e Vila Progresso. Também serão concluídas as obras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Tarumã, Jardim Esplanada e Vila Rami. Ao falar sobre o Hospital São Vicente, ressaltou que já foi aprovada a destinação, pela Governo Federal, de verba mensal de 1,3 milhão.
Educação
Anunciou a criação, em 2014, de 1,8 mil vagas em creches e a alfabetização de 1350 adultos, ações que devem ter continuidade em 2015. Ressaltou ainda que os alunos da rede municipal, além de receberem uniforme gratuitamente, este ano também terão acesso ao material escolar.
Mobilidade urbana
O grande destaque foram as obras que serão realizadas, em parceria com o Governo Estadual, para melhorar o acesso à rodovia Anhanguera, incluindo alças de acesso. Em relação ao transporte coletivo, anunciou investimentos direcionados tanto para a reforma de todos os terminais de ônibus quanto para o início da construção do primeiro trecho do BRT (Transporte Rápido por Ônibus). Entre as ações já realizadas, citou o Bilhete Único, a tarifa de 1 real em dois domingos do mês e a aquisição de 86 ônibus – todos adaptados para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência.
Segurança pública
Informou que será dada continuidade à contratação de novos Guardas Municipais aprovados em concurso e o investimento na compra de equipamentos para melhorar a ação da GM. Falou também sobre a ampliação do monitoramento por câmeras, inclusive nos pontos de entrada da cidade.
Relação com a Câmara
Em seu discurso, Bigardi ressaltou a relação amistosa entre Executivo e Legislativo, o que tem rendido bons frutos desde o início de sua gestão, em 2013. Destacou ainda o importante papel da Câmara ao promover audiências públicas e debates, em conjunto com o Executivo, ampliando assim a participação popular nas decisões do município.
O presidente da Câmara, Marcelo Gastaldo, reafirmou o bom relacionamento entre os dois Poderes, mas relembrou o papel fiscalizador dos vereadores, que devem sempre acompanhar de perto as ações do Executivo e, quando necessário, cobrar resultados.