Bigardi destaca papel social da GM
O aniversário de 65 anos da Guarda Municipal de Jundiaí foi celebrado com mais um evento , desta vez na Câmara Municipal. O prefeito Pedro Bigardi esteve presente e reafirmou a disposição do Executivo em investir na corporação, uma das mais antigas do Brasil. Ele também destacou o papel social da GM, que envolve educação, prevenção e a batalha contra as drogas, especialmente o crack.
A cerimônia foi realizada na manhã desta segunda-feira (24) com plenário lotado e participação de GMs, representantes da Polícia Millitar, Polícia Civil, Secretarias Municipais, entidades, além de guardas e comandantes que fizeram parte da trajetória da GM nesses 65 anos. O vereador Rafael Purgato assumiu a mesa dos trabalhos representando o presidente da Câmara, vereador Gerson Sartori. Ele lembrou que há 65 anos foi justamente um vereador (Lázaro de Almeida) que teve a oportunidade de apresentar um projeto que criava a GM. Presentes também os vereadores José Dias, Marilena Negro, Zé Adair, Márcio Petencostes de Souza, Valdeci Vilar, Paulo Sérgio Martins e Rogério Ricardo da Silva.
Um dos aspectos que merece destaque, comentou Bigardi, é o papel social da GM. Há ações como o projeto "Crack, é possível vencer", que conta com apoio de um ônibus dotado de câmeras e guardas especialmente capacitados para atuar nessa frente. Na educação para a prevenção, o trabalho envolve crianças no projeto Educavi (Educação para a não violência). Já no sistema de monitoramento por câmeras houve a contratação de deficientes auditivos, com ótimos resultados. Tudo isso sem contar o patrulhamento comunitário e as rondas nas escolas.
Duarante a cerimônia, receberam a medalha Vasco Antônio Venchiarutti o sub-inspetor Denis Fernando Berni (coordenador do Centro de Formação da GM), o guarda Roberto Carboneri (da Divisão Florestal) e o guarda Durval Fernandes Araújo (do Canil da GM).
O presidente da GM, José Roberto Ferraz, foi convidado para a mesa dos trabalho juntamente com o secretário da Casa Civil, Zeca Pires; mais o delegado Luis Carlos Duarte, do 2º DP, o major José Ricardo Trevisan Arantes, comandante interino do 49º Batalhão da PM, e o representante dos Correios, César Menezes Reis. Ao final da cerimônia foram lançados pelos Correios o selo e o carimbo comemorativos do aniversário da GM.
O prefeito Pedro Bigardi falou das conquistas recentes, como a aquisição de veículos, equipamentos e a contratação de mais guardas. Mas salientou que estão previstas mais melhorias, tanto nas condições de trabalho quanto investimentos na nova sede, no monitoramento e no novo canil. A nova sede está em fase de conclusão de projeto, assim como o canil. No monitoramento, só a Serra do Japi ganhará mais três câmeras. Ele apontou que muito da preservação da Serra deve-se ao trabalho da GM. Também observou a importância do trabalho integrado com a Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, que deve ser aprimorado ainda mais.Um dos aspectos que merece destaque, comentou Bigardi, é o papel social da GM. Há ações como o projeto "Crack, é possível vencer", que conta com apoio de um ônibus dotado de câmeras e guardas especialmente capacitados para atuar nessa frente. Na educação para a prevenção, o trabalho envolve crianças no projeto Educavi (Educação para a não violência). Já no sistema de monitoramento por câmeras houve a contratação de deficientes auditivos, com ótimos resultados. Tudo isso sem contar o patrulhamento comunitário e as rondas nas escolas.
Duarante a cerimônia, receberam a medalha Vasco Antônio Venchiarutti o sub-inspetor Denis Fernando Berni (coordenador do Centro de Formação da GM), o guarda Roberto Carboneri (da Divisão Florestal) e o guarda Durval Fernandes Araújo (do Canil da GM).
Correios