Câmara abre suas portas para entidades de controle social
Orestes Romano, membro da diretoria do “Observatório Social” de Jundiaí, esteve em visita informal à Câmara Municipal. Durante conversa com o Presidente Gustavo Martinelli, surgiu a ideia de ceder a tribuna para que os representantes das entidades de controle social da cidade possam apresentar seu trabalho. Com essa iniciativa, vereadores e população poderão conhecer melhor a atuação das entidades “Observatório Social” e “Voto Consciente”.
Ainda não foi definida a data da sessão em que os representantes de tais entidades farão uso da tribuna. A expectativa é que a participação aconteça logo nas primeiras sessões, no mês de fevereiro.
O Observatório Social
De acordo com o site oficial da entidade, um Observatório Social atua como pessoa jurídica, em forma de associação. Por meio de um trabalho técnico, com uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, atua preventivamente no controle social dos gastos públicos.