Câmara cria Frente Parlamentar em Prol do Transporte Ferroviário e pela Preservação da Memória e Patrimônio
Jundiaí agora conta com a Frente Parlamentar em Prol do Transporte Ferroviário e pela Preservação da Memória e Patrimônio. Aprovada na primeira sessão de 2019 da Câmara Municipal, realizada em 05 de fevereiro, a Frentrem tem como Presidente o vereador Edicarlos Vieira e terá como metas tratar dos investimentos do modal ferroviário voltados ao município, e também do resgate da memória ferroviária – principalmente em relação à Estaçãozinha (primeira estação ferroviária de Jundiaí).
Também são membros da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Ferroviário e pela Preservação da Memória e Patrimônio os vereadores Antonio Carlos Albino, Arnaldo Ferreira de Moraes, Cícero Camargo da Silva, Douglas Medeiros, Faouaz Taha, Leandro Palmarini, Marcelo Gastaldo, Márcio Pentecostes de Souza, Rafael Antonucci, Roberto Conde Andrade, Rogério Ricardo da Silva, Romildo Antonio da Silva e Wagner Ligabó.
“Investir em ferrovias é uma necessidade diante de todo o caos vivido em relação ao modal rodoviário: desabastecimento de combustível, congestionamentos e mortes provocadas pelo trânsito violento. Nossa missão é discutir isso, ajudar o poder Executivo nas decisões e buscar mais investimentos dos governos Estadual e Federal com a ajuda dos demais vereadores, da sociedade civil e de todos que se interessam pelo tema”, comentou Edicarlos.
O vereador lembrou do Porto Seco criado em Jundiaí, que favorece o desenvolvimento da cidade. “Temos na Prefeitura um especialista nesta área, que é o diretor Gilson Pichioli (Fomento à Indústria), responsável pelo grande trabalho de organização deste terminal ferroviário de cargas. Com ele, as grandes indústrias podem destinar as cargas endereçadas à exportação e importação com um custo bem menor, mais atrativo. Jundiaí é a 17ª maior economia do Brasil e merece uma condição melhor para quem se utiliza também do transporte ferroviário”.
Memória
Outra ação da Frentrem será chamar a atenção para a necessidade de revitalização da Estaçãozinha. “Este é mais um patrimônio histórico de Jundiaí que não pode ser perdido. Estamos acompanhando a luta dos entusiastas da memória ferroviária e queremos ajudar. Os ferroviários foram muito importantes para o desenvolvimento de nossa cidade e merecem nosso respeito”, ressaltou Edicarlos.