Câmara de Jundiaí aprova redução dos salários dos Vereadores, Prefeito e cargos em comissão
Nesta quarta-feira (15), os vereadores de Jundiaí se reuniram em Sessão Extraordinária para discutir uma pauta dedicada majoritariamente a projetos e moções relacionadas a medidas de combate à pandemia da COVID-19 em Jundiaí. Foram aprovados por unanimidade os dois principais projetos em pauta, que reduzem os salários dos Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito, Gestores Municipais e demais cargos em comissão.
Um deles é o PL 13161/2020, de autoria de todos os 19 vereadores de Jundiaí, que reduz em 30% os subsídios dos parlamentares. Os valores dos vencimentos dos cargos de provimento em comissão também serão reduzidos nos seguintes percentuais: 20% para os cargos CC-0 e 10% para os cargos CC-1 e CC-2.
Já o PL 13160 /2020, do Prefeito Municipal, reduz os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Gestores Municipais em 30%. Também reduz os valores dos vencimentos dos cargos de provimento em comissão, nos seguintes percentuais: 30% para os cargos símbolos DAC-00, DAC-01 e DAC-02; 20% para os cargos símbolo DAC-03; 10% para os cargos símbolo DAC-04; e 5% para os cargos símbolo DAC-05.
Os recursos públicos que deixarem de ser empregados nos pagamentos dos agentes públicos serão destinados para ações em saúde e serviços públicos necessários ao enfrentamento à pandemia de COVID-19 e suas consequências.
Também foi aprovado o PL 13163/2020, de autoria de todos os vereadores, que exige que as empresas forneçam aos seus funcionários álcool em gel e máscaras de proteção das vias respiratórias em caso de epidemia ou pandemia.
Outro item aprovado foi o PLC 1062 /2020, do Prefeito Municipal, que dispõe sobre o período de recesso escolar. O objetivo é possibilitar que a Unidade de Gestão de Educação possa adequar o recesso à necessidade do calendário escolar e das diretrizes pedagógicas, sobretudo em situações excepcionais, como na pandemia decorrente da COVID-19.
Os vereadores também aprovaram o PL 13158/2020, do Prefeito Municipal, que prevê novas finalidades à Fundação Televisão Educativa de Jundiaí. O texto estabelece que a Fundação poderá realizar cursos, workshops e oficinas de qualificação básica profissional na área de mídias digitais, produção audiovisual, empreendedorismo, entre outros, na modalidade presencial e/ou por meio de plataformas digitais, permitindo o acesso e a democratização dos conteúdos.
Três moções assinadas por todos os vereadores também foram aprovadas.
A Moção 306/2020 é de apelo ao Congresso Nacional por transferência à pasta da Saúde de recursos provenientes de benefícios e subsídios dos três poderes da República, bem como de verbas dos fundos partidário e eleitoral.
A Moção 307/2020 faz apelo ao Ministério da Saúde pela inclusão no rol de serviços prioritários os profissionais estabelecidos em unidades farmacêuticas, bem como em consultórios odontológicos, para que recebam a vacina contra o vírus da influenza.
E a Moção 308/2020 é de apelo ao Governo do Estado de São Paulo pela suspensão ou prorrogação, até 31 de julho de 2020, dos vencimentos das mensalidades de financiamento imobiliário da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU.
Os vereadores também aprovaram o requerimento para criação de uma Comissão Especial para análise da situação econômica de Jundiaí diante da pandemia do novo coronavírus. A ideia é reunir-se com entidades representantes do comércio e da indústria de Jundiaí para mediar, com a Prefeitura, o processo de retomada das atividades em momento oportuno e com segurança.
Esta foi a segunda vez que os vereadores se reuniram em Sessão desde o início do Regime Especial de Funcionamento do Legislativo Municipal, estabelecido em 20 de março, atendendo às recomendações de distanciamento social feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para preservar a saúde da população e dos servidores.
A Câmara Municipal de Jundiaí continua atendendo o público de maneira não presencial, pelo telefone (11) 4523-4500 e pelo e-mail protocolo@jundiai.sp.leg.br.