Câmara discute sessões em período noturno
A alteração consta no texto do Projeto de Resolução 778/2013, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. De acordo com o documento, as sessões ordinárias começariam às 18 horas, todas as terças-feiras. O presidente Gerson Sartori diz que a proposta foi apresentada conforme pedido de entidades que alegam ser difícil acompanhar os trabalhos legislativos pela manhã, como vem sendo no momento.
Durante a audiência pública as pessoas vão poder se manifestar a respeito do tema, auxiliando os vereadores a tomarem uma decisão posterior sobre a aprovação ou não da mudança. A Câmara não tem sessões ordinárias noturnas há mais de 14 anos. A última ordinária noturna ocorreu no dia 29 de junho de 1999. A mudança para o período diurno foi provocada principalmente pelo risco de falta de energia elétrica, já que era época dos apagões que afetaram quase todo o país.
Embora as sessões ordinárias sejam no horario matutino, desde abril de 2010 a Câmara vem realizando audiências públicas no período noturno, como forma de experiência para a adoção do horário noturno para as sessões ordinárias. A presença do público varia bastante, de acordo com o tema a ser discutido.