Câmara inova com a digitalização dos processos internos
A Câmara Municipal de Jundiaí está em um momento de transição definitiva para o mundo digital, deixando os documentos físicos em papel e migrando para um sistema eletrônico de apoio aos processos.
A migração está sendo bem aceita pelos funcionários, por conta dos benefícios que o processo eletrônico traz ao órgão público e à rotina dos servidores. A digitalização facilita o acesso aos documentos, que podem ter seu conteúdo integral visualizado virtualmente. Além disso, reduz custos com impressões, cópias e arquivamento físico de papel. A mudança também contribui diretamente com o meio ambiente, já que, para se produzir uma única folha de papel A4 são consumidos cerca de 10 litros de água. Com a digitalização, a partir de agora, todos os processos que tramitam pela Casa serão armazenados em nuvem.
O setor que mais gera documentos físicos é a Diretoria Legislativa, que pretende, a médio prazo, digitalizar também todos os processos antigos. O objetivo é que, futuramente, todos os documentos do Legislativo Jundiaiense sejam digitais.