Câmara promove campanha interna para reduzir geração de lixo
A Câmara Municipal de Jundiaí lançou uma campanha interna de conscientização para reduzir a geração de lixo e incentivar a reutilização e o descarte adequado dos materiais.
A campanha “Câmara Salvando o Lixo” busca mudar a maneira como encaramos e lidamos com o lixo. Para isso, serão ministrados cursos voltados aos servidores explicando os conceitos de reutilização e reciclagem, além de ensinar como fazer a correta separação dos resíduos.
“A ideia não é proibir ou obrigar, mas ensinar. Por exemplo, agora na nossa copa os funcionários têm a opção de utilizar xícaras de louça e copos de vidro. Os copinhos plásticos ainda estarão à disposição, mas o funcionário poderá fazer uma escolha sustentável”, explica o Presidente da Câmara, Faouaz Taha. Outra medida será a distribuição de squeezes para os funcionários, evitando o uso de copos plásticos na rotina de trabalho.
“A Câmara vem adotando gradativamente medidas ecologicamente corretas. Na gestão do vereador Gustavo Martinelli, por exemplo, todas as lâmpadas foram trocadas por LEDs, mais econômicas e duráveis”, lembra Faouaz.
Também pensando no meio ambiente, o vereador Romildo Antônio conseguiu, no ano passado, a aprovação do projeto de lei que institui a campanha “Jundiaí Livre do Lixo Plástico”, que busca reduzir o consumo de produtos plásticos como copos, canudos e sacolas. “Fico muito feliz em ver essa iniciativa virar realidade na Câmara Municipal. Todas as mudanças de atitude começam dentro de casa, e a Câmara é a Casa do Povo”, comenta Romildo.
A ideia da conscientização por meio de cursos partiu do servidor Nelson da Silva, que trabalhou durante 36 anos na Câmara e se aposentou em dezembro de 2018. “Durante todos esses anos observei o empenho da Câmara em incentivar a reciclagem. Mas muitas vezes falta informação ao servidor. Não é por desleixo, mas acontece de a pessoa não saber o que descartar em cada cesto e como fazer isso. Oferecendo a informação, educando de verdade, as pessoas terão mais consciência sobre os prejuízos que a não reciclagem traz ao meio ambiente”, explica Nelson.
Para o Presidente da Câmara, o objetivo é que essa conscientização gere uma corrente do bem. “Os funcionários podem adotar essas práticas nas suas casas, com suas famílias. Os vereadores podem levar essas informações até seus bairros. E, num trabalho de formiguinha, conseguimos ajudar na construção de um futuro melhor.”