Câmara sedia Audiência Pública da Unidade de Gestão de Governo e Finanças
Em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (31) na Câmara Municipal de Jundiaí, o Gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, apresentou o cumprimento das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2017.
Estavam presentes, além do Presidente da Câmara, Gustavo Martinelli, os vereadores Adriano Santana dos Santos (Dika), Antônio Carlos Albino, Arnaldo Ferreira de Moraes (Arnaldo da Farmácia), Cícero Camargo da Silva (Cícero da Saúde), Cristiano Lopes, Douglas Medeiros, Edicarlos Vieira, Faouaz Taha, Marcelo Gastaldo, Márcio Petencostes de Souza (Márcio Cabeleireiro), Paulo Sérgio Martins, Rogério Ricardo da Silva, Valdeci Vilar Matheus e Wagner Ligabó.
Um dos principais pontos abordados foi a queda da receita do município, especialmente causada pela diminuição da arrecadação de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.. De acordo com o gestor, o orçamento previa receitas maiores que as realmente efetivadas. “Com essa frustração de receita, estamos passando por um forte processo de ajuste fiscal, tomando o cuidado de não desabastecer a cidade”, esclareceu Parimoschi.
Outro ponto abordado foi o aumento da demanda nas áreas de Saúde e Educação. “Devido à crise econômica nacional e o desemprego, muitas pessoas perderam seu plano de saúde empresarial e estão migrando para o SUS. O mesmo acontece com as escolas: muitas pessoas, sem condições de arcar com a mensalidade das escolas particulares, estão matriculando seus filhos na rede pública”, explicou.
Diante deste panorama, segundo Parimoschi, o lema é trabalhar com racionalidade, vigilância permanente e desperdício zero.