Câmara sedia encontro sobre a infância
Estiveram presentes Teresa Cristina Betelli Piccolo (articuladora regional do Programa), Maria Eugênia B. Orlato (articuladora municipal de Jundiaí), Rutnéa do Nascimento (da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e Maria Aparecida Ribeiro da Costa (Secretaria Municipal de Saúde - Jundiaí).
Elas explicaram que Programa é focado nos bebês e crianças de até três anos, envolvendo capacitação de profissionais das áreas social, de saúde e educacional, em parceria com as prefeituras de nove cidades da região, as sete do Aglomerado Urbano (Itupeva, Varzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Cabreuva, Jarinu e Jundiaí) mais Itatiba e Morungaba.
O Encontro Regional gestores dos municípios, prefeitos, vereadores e será aberto à população. Sartori fez a sugestão de que houvesse esse envolvimento dos Legislativos e dos vereadores. "É uma faixa etária importante. Há várias questões para serem discutidas a respeito da primeiríssima infância. É o nosso futuro e precisamos do envolvimento de todos", salientou o presidente da Câmara.
O Programa Primeiríssima Infância é vinculado à Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e visa disseminar boas práticas promotoras de desenvolvimento infantil, com enfoque na promoção do desenvolvimento integral (físico, cognitivo e psicossocial) e integrado (intersetorial). Isso envolve, principalmente, a melhoria do atendimento a gestantes, mães e crianças em hospitais, postos de saúde, maternidade, creches e outros serviços. Saiba mais sobre a entidade em http://www.fmcsv.org.br .
Semana do Bebê
O Encontro ocorre durante a 2ª Semana Regional do Bebê (4 a 9 de agosto). No período serão realizadas outras atividades nos municípios. Em Jundiaí essas atividades estão sendo programadas para vários pontos da cidade.
Semana Municipal
Além da Semana Regional do Bebê, Jundiaí também poderá ganhar a Semana Municipal do Bebê, na primeira semana de outubro. A proposta é do presidente da Câmara, Gerson Sartori, que já apresentou projeto de lei nesse sentido. Na próxima terça-feira as integrantes do Programa Primeiríssima Infância deverão estar na Câmara para falar sobre o assunto e também sobre o Encontro Regional.