Ciclofaixas não bastam, reclamam ciclistas.
Entre as sugestões apresentadas estão a implantação de ciclovias, bicicletários e um anel cicloviário interligando vários pontos da cidade. As ciclofaixas, que diferem das ciclovias por funcionarem em dias determinados, ocupando parte da faixa de rolamento dos automóveis, são bem-vindas, mas não bastam. O próprio vereador Julião, autor do projeto, é dessa opinião e lembra que para avançar mais é preciso exatamente ouvir as opiniões dos ciclistas de diversos bairros.
Por falar em bairros, um dos questionamentos foi a respeito da periferia. O estudante Gianlucca Hernandez, 14 anos, observou que regiões como o Jardim Novo Horizonte também merecem ser contempladas com ciclovias e não apenas áreas nobres da cidade. Ele também apontou que a bibicleta não pode ser utilizada apenas para lazer e é preciso tomar medidas para que elas sejam encaradas como meio de transporte. E isso deve envolver mais respeito dos motoristas. "A gente tem cultura suficiente para entender o papel da bicicleta no trânsito, mas muitas pessoas entenderam errado", destacou Gianlucca, que é do movimento Bicicletada Jundiaí.
A platéia variada contou também com a presença de campeões do esporte como o veterano Israel Bernardi e Emerson Tomaz Ernachi, que conquistou em 4 de setembro o vice brasileiro de ciclismo no Rio de Janeiro. Do Executivo participou o arquiteto Jaderson Spina, secretário de Planejamento e Meio Ambiente, respondendo as perguntas dos ciclistas. Na platéia, o superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), engenheiro Ademir Pedro Victor.
Os vereadores também fizeram questão de se manifestar. Estavam presentes Domingos Fonte Basso (PSDC), Paulo Sérgio Martins (PV), José Dias (PDT), Marilena Negro (PT), Durval Orlato (PT), Leandro Palmarini (PV) e Sílvio Ermani (PV). O presidente da Câmara fechou os trabalhos destacando a importância da mobilização. "Se hoje é um primeiro ou um pequeno passo e se hoje sentimos a necessidade deste debate, não deixemos que ele se perca", pontuou.
>> Confira aqui o vídeo da audiência