Comissão vai apurar problemas com animais
O vereador Júlio César de Oliveira (Julião) diz que não é preciso olhar muito para perceber que a cidade não é mais referência quando se trata das políticas relacionadas aos animais. "Estamos percebendo problemas os mais variados, como maus tratos, abandono e risco para a saúde pública", aponta. "Queremos discutir essas questões com todos os segmentos da sociedade, envolvendo o Executivo, o Ministério Público, órgãos de classe, organizações não governamentais etc".
Os convites para que representantes desses segmentos compareçam e sejam ouvidos pela comissão devem ser feitos nos próximos dias. O prazo inicial para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias, podendo ser prorrogado se houver necessidade.
A idéia de uma comissão que discuta as questões relacionadas aos animais veio de uma participação do vereador Julião em comissão semelhante na Câmara de Vereadores de São Paulo. "O vereador Roberto Trípoli, que é meu amigo, me convidou e eu achei muito interessante trazer a idéia para cá", observa Julião, que é autor de dois importantes projetos que tratam de animais. Um deles resultou na Lei Municipal 6.320/04, que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos no Município. O outro se transformou na Lei Municipal 7.130/08, que veda a presença e a apresentação de animais em circos.
Leandro e Ana Tonelli - ambos voluntários a participar da comissão - também têm um histórico de atenção ao problema, cada qual ao seu modo. Ana tem ações e projetos mais voltados à área ambiental e ao bem-estar da população, no que diz respeito à proliferação de animais nocivos, enquanto Leandro - em seu primeiro mandato - vem da militância no Projeto Bicho Legal e já apresentou três projetos em defesa dos animais.