Comissões discutem trânsito na Ponte S. João
A reunião contou com a presença do engenheiro chefe da Divisão de Planejamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Adilson Roberto Borriero. Estavam presentes os vereadores José Antônio Kachan (PSB), Ana Tonelli (PMDB), José Dias (PDT), Silvana Baptista (PMDB), Marcelo Gastaldo (PTB), José Galvão Braga Campos (PSDB), Gerson Sartori (PT), além do presidente Luiz Fernando.
O representante da Secretaria de Transportes confirmou que o novo empreendimento imobiliário - a ser implantado na área da antiga empresa Deca, região da Rua Dr. Eloy Chaves - ainda não conta com aprovação daquele órgão. O projeto ainda não teria sido entregue em sua totalidade para análise.
Quando à aprovação da Secretaria de Obras, não foi possível determinar se há aprovação, já que não compareceu representante daquele órgão à reunião. Os vereadores pediram ao presidente Luiz Fernando que faça então um convite formal ao secretário de Obras, Ademir Pedro Victor.
"Não pudemos ter uma avaliação se está tudo ok", comentou o vereador José Antônio Kachan, presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara. "Ninguém é contra nada, desde que os setores competentes digam que foi tudo aprovado e que não irá provocar impacto no trânsito da região", salientou.
O vereador José Dias, presidente da Comissão de Trânsito e Transportes, se mostrou preocupado com os novos empreendimentos imobiliários na região da Ponte São João e imediações. Ele já havia alertado para o problema durante a sessão ordinária da Câmara, assim como o vereador José Galvão Braga Campos, que cobrou a construção de um novo viaduto para aliviar o trânsito naquela região. José Galvão foi um dos grandes articuladores da reunião desta quarta e vem brigando pelo novo viaduto desde o início do mandato. A Prefeitura já chegou até a apresentar projeto, mas o secretário de Obras declarou durante uma visita à Câmara que não havia verba e que o viaduto iria depender de um financiamento externo.
Pontes
Se o viaduto não sai por enquanto, estão para começar as obras de três novas pontes sobre o Rio Jundiaí ao longo da Avenida Frederico Ozanan. A informação foi adiantada pelo vereador José Dias na sessão de terça-feira e confirmada na reunião desta quarta pelo engenheiro da Secretaria de Transportes.
Uma delas será na altura da sede da CPFL Piratininga; a segunda na Avenida Américo Bruno (acesso à Avenida dos Imigrantes) e a terceira na região da Vila Graff, paralela à ponte da Rua Castro Alves. De acordo com o engenheiro, elas estão em fase de execução e serão acompanhadas de alterações no trânsito, após a conclusão.