Conselho faz ato pela acessibilidade
O presidente do Conselho Municipal, Paulo Moretti, usou a tribuna durante a suspensão dos trabalhos da Sessão Ordinária e pediu que tanto o setor privado quanto o setor público se apressem em implantar medidas que melhorem a acessibilidade das pessoas com deficiência. Ele salientou que nossa legislação sobre o tema é uma das melhores no mundo mas falta fiscailização e os prazos já vencidos para adaptação em prédios não estáo sendo cumpridos. "Será que os condomínios que estão vindo para a cidade estão preparados para a acessibilidade. Será que estamos fiscalizando isso? Está na hora de termos uma cidade de todos e para todos. As pessoas com deficiência não saem de casa porque não conseguem, é um sacrifício", questionou.
Além dessas observações, Paulo também defendeu a criação da Cordenadoria Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência para melhorar a luta pela acessibilidade, lembrando ainda que não apenas as pessoas com deficiência seriam beneficiadas mas também as pessoas com mobilidade reduzida. "Se nós não temos deficiência devemos um dia termos mobilidade reduzida quando ficarmos idosos. É bom lembrar disso".
O prewsidente da Câmara, José Galvão Braga Campos, lembrou que o prédio do Legislativo vem passando por alterações para melhorar a acessibilidade e que os atendentes vão passar por curso de Libras, a linguagem dos sinais para deficientes auditivos.
De acordo com estimativa do IBGE (INstituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Jundiaí teria 45 mil pessoas com algum tipo de deficiência e pelo menos 2 mil seriam cadeirantes. No Brasil, a cada ano 150 mil pessoas se tornam deficientes em virtude de acidentes automobilisticos, segundo o Conselho Municipal.
Dia da Árvore
Em homenagem ao Dia da Árvore, os vereadores Sílvio Ermani e Leandro Palmarini, que juntamente com o vereador Paulo Sérgio Martins integram a bancada do Partido Verde (PV) trouxeram para o plenário uma muda de árvore. Ermani fez um apelo à população para que realmente seja implementado no dia-a-dia ações concretas em prol do planeta. "É nossa contribuição para que tenhamos qualidade de vida para esta e para futuras gerações".
>> Veja aqui os itens que foram votados (matéria apreciada)