CPI Maria Luiza define início das diligências e incentiva novas denúncias
Vereadores e assessores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito se reuniram nesta semana para dar andamento aos trabalhos referentes ao caso Maria Luiza. O encontro teve a presença do presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Edicarlos Vieira.
A reunião começou com a leitura e aprovação da última ata, além da apresentação de denúncias recebidas e de algumas respostas já obtidas junto a órgãos que foram oficiados. Ainda serão enviados ofícios a outros órgãos com requerimentos de documentação e prazos de resposta.
A CPI deliberou a data de início das diligências para as próximas semanas. O termo “diligências” se refere às ações práticas de investigação realizadas pelos vereadores e servidores designados para obter provas, informações ou esclarecimentos sobre os fatos apurados. Já as oitivas ficarão para depois do recesso da Câmara Municipal, a partir de fevereiro de 2026.
A Comissão Parlamentar de Inquérito é formada por 11 vereadores, presidida pelo vereador Romildo Antonio, com relatoria da vereadora Mariana Janeiro. O grupo se reúne semanalmente com o objetivo de esclarecer se houve falha ou omissão dos serviços públicos, culminando no óbito da criança de um ano e três meses, no último dia 25 de setembro, no Hospital Universitário de Jundiaí, com sinais de maus tratos.
Foi criado um canal oficial no site da Câmara para o recebimento de denúncias relacionadas especificamente ao caso Maria Luiza, via formulário. O link está na página inicial do site - basta clicar aqui. O formulário possibilita o envio de arquivos e exige a identificação do denunciante. As informações enviadas serão tratadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso significa que os dados pessoais são armazenados de forma segura e não compartilhados indevidamente, garantindo o sigilo e a proteção da identidade do denunciante.
A Câmara Municipal incentiva a população a colaborar com a CPI. Qualquer pessoa que tenha informações que possam ajudar nas investigações pode fazer uma denúncia em nosso canal oficial. A contribuição dos cidadãos é fundamental para o avanço dos trabalhos e para a transparência do processo.





