Cristiano Lopes se reuniu com Gestor de Promoção da Saúde para falar de políticas públicas em defesa dos direitos das mulheres
O vereador Cristiano Lopes esteve no Paço Municipal de Jundiaí nesta segunda-feira (8) para debater projetos e programas de sua autoria que tratam da defesa dos direitos das mulheres. Ele se reuniu com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, e a diretora de Atenção Básica, Dayane Martins.
Cristiano falou sobre a Emenda à Lei Orgânica 78/2019, de sua autoria, que prevê políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres. A PELOJ foi aprovada em segundo turno no dia 12 de março.
O vereador pediu informações sobre o Plano de Parto da gestante, o enfrentamento da depressão pós parto, atendimento sigiloso das mulheres vítimas de violência nos hospitais e na rede de saúde.
Cristiano também apresentou o Projeto de Lei 12842/2019, de sua autoria, que institui o “Projeto Fênix”, de assistência a mulheres vítimas de violência. O vereador solicitou apoio para aprovação e implantação do projeto e, posteriormente, prioridade nas filas para o atendimento odontológico, ortopédico e cirurgia plástica para as mulheres vítimas de violência.
Além disso, Cristiano falou sobre o Centro de Referência da Mulher, localizado no Hospital Universitário de Jundiaí (HU) e pediu providências para melhorar o atendimento. O gestor adiantou que o Centro será reformado. De forma provisória, a partir de 22 de abril o Centro passará a funcionar no NIS (Núcleo Integrado de Saúde). Terminada a reforma, o atendimento volta ao HU.
“Estamos trabalhando para buscar a construção de uma cidade onde as mulheres se sintam respeitadas e seguras para viver”, explicou o vereador.