Desenvolvimento Metropolitano: Julião acompanha ato em SP
O Aglomerado Urbano da Região será formado por Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Louveira, Cabreúva, Itupeva e Jarinu. As cidades somam mais de 700 mil habitantes e grande força econômica. Com a aprovação do projeto pelos deputados, o que deve correr até o final do ano, o bloco poderá tratar com mais agilidade e melhor planejamento as questões que atravessam as fronteiras municipais, como transporte coletivo, recursos hídricos e segurança, por exemplo.
Já a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano é um colegiado composto por 10 Secretarias e presidido pelo próprio governador. Ela atuará junto ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, o qual será responsável por estabelecer a política do Governo Estadual para as regiões metropolitanas e outras concentrações urbanas do Estado, incluindo aí a Aglomeração Urbana de Jundiaí, que é a primeira do Estado. Antes só existiam as regiões metropolitanas, como a de São Paulo e Campinas. A Aglomeração é voltada para regiões conurbadas com menos de 1 milhão de habitantes.
Assim fica melhor delineada a chamada macrometrópole paulista, que congrega 153 cidades, concentra 72% da população e 80% do PIB do Estado, aproximadamente 27% do PIB do País.