Disque 156 Corona conta com suporte emocional
Além de tirar dúvidas sobre os sintomas do Novo Coronavírus e onde procurar atendimento, o Disque 156 Corona da Prefeitura de Jundiaí também passa a oferecer suporte emocional para a população que precisa de apoio para enfrentar o momento desafiador que a sociedade vive.
O atendimento é gratuito, das 7h às 19h, com psicólogos que identificarão as necessidades e os acompanharão ao longo do período. O serviço ainda conta, além do tradicional atendimento por telefone, com a opção por ‘chat’.
A Prefeitura de Jundiaí tem adotado todas as medidas para ampliar o atendimento e o número de leitos para aqueles que adoeçam por COVID-19, mas a necessidade de isolamento social imposta pela pandemia do Novo Coronavírus pode retirar da população a sua estabilidade emocional. “A inclusão do serviço Disque 156 Corona feito por profissionais especializados em psicologia oferece o suporte necessário para quem está precisando de apoio técnico, não somente quer esclarecer uma dúvida”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado, coordenador do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o Disque 156 Corona completa uma semana de funcionamento com 2 mil ligações recebidas. A partir de quarta-feira (1), as pessoas que buscarem pelo serviço poderão escolher entre tirar dúvidas ou o suporte emocional. O atendimento, além de disponível por telefone, também é realizado pelo ‘chat’, ou sistema de bate-papo pelo portal, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Jundiaí.
“O serviço Disque 156 Corona é completo. Se a pessoa tem dúvida sobre a doença, é atendida por médicos, enfermeiros e odontólogos para o esclarecimento. Se tiver a necessidade de um aconselhamento emocional, o serviço também a atenderá integralmente, com acompanhamento telefônico periódico ou encaminhamento para consulta nos serviços dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) disponíveis na cidade”, destaca o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
A integralidade no cuidado vai além das necessidades em Saúde. Durante o atendimento, os profissionais da UGPS identificam as necessidades sociais e encaminham para as demais equipes, como por exemplo da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
Informações e foto: Assessoria de Imprensa PMJ