Entidade promove palestra sobre "fraternidade na política"
O Movimento dos Focolares é uma organização internacional com 65 anos de existência que busca desenvolver a cidadania e a dignidade humana com ações em diversos segmentos. É voltada à ética e aos valores universais, promovendo o debate nas áreas de economia, habitação, saúde, ecologia, meios de comunicação, dentre outros. Trata-se de um movimento independente de partidos políticos e de religiões, embora inspirado no Evangelho.
O Encontro Regional é coordenado por uma das subdivisões dos Focolares, o "Movimento Político pela Unidade" que assume a fraternidade como categoria política. Surgiu em 1996, difundido em vários países da Europa, especialmente na Itália. Na América Latina, Argentina, Uruguai e destaque para o Brasil. Os políticos (cidadãos, funcionários públicos, políticos de vários níveis, militantes de partidos etc) que a ele aderem acreditam nos valores universais do homem (paz, vida, justiça, liberdade, ecologia) e se propõem a colocar a fraternidade como base de suas vidas e de seu compromisso político.
De acordo com o site oficial do Movimento (http://www.focolare.org), a denominação "Focolares" vem do termo italiano "Focolari", que significa lareira e, por extensão, lar, ambiente de família e o fogo do amor evangélico. São cerca de 7 milhões de pessoas adeptas ao movimento, presente em 198 países. No Brasil, participam aproximadamente 250 mil pessoas.