Estudantes fazem ato por universidade pública
A manifestação foi organizada pela UPES - União Paulista dos Estudantes Secundaristas. A integrante da entidade, Nicioly Mendes disse que é mais uma etapa da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, movimento que ocorre em todo o País. Além da universidade pública, eles reivindicam investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação; o repasse de 100% dos royalties do petróleo e reserva de 50% das vagas para estudantes do ensino público.
A passeata dessa terça-feira começou na Avenida 9 de Julho, proximidades da Avenida Jundiaí. Quando chegou à Câmara o grupo tinha cerca de 160 pessoas. Logo foram convidados a entrar no plenário para um encontro com os vereadores. O presidente Gerson Sartori destacou que as portas da Câmara estão sempre abertas. Estavam presentes também os vereadores José Dias, Rafael Purgato, Rafael Antonucci, Rogério Ricardo da Silva, Marcelo Gastaldo, Márcio Petencostes e Gustavo Martinelli.
Logo depois, chegou o prefeito Pedro Bigardi, juntamente com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda. "Estou com ciúme. Vocês não foram ao Paço", brincou Bigardi. Já a integrante da UBES elogiou a presença do prefeito e destacou que no ano passado foi tentado um encontro com a antiga administração, que foi negado.
Bigardi, assim como o presidente da Câmara, apoiou as propostas dos estudantes e disse que contatos estão sendo feitos no sentido de conseguir uma universidade pública para Jundiaí.