Evasão escolar na cidade preocupa vereadores
Os vereadores da Comissão, Gustavo Martinelli (presidente - PSDB), Marcelo Roberto Gastaldo (PTB), Marilena Perdiz Negro (PT) e Sílvio Ermani (PV), tiveram o reforço de integrantes de outras comissões permanentes da Câmara, como Ana Tonelli (PSDB), presidente da Comissão de Assuntos do Trabalho; e Paulo Sérgio Martins (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública.
Os convidados foram o promotor da Infância e Juventude Mauro Vaz de Lima, a dirigente regional de Ensino, Eliana Boldrin, a diretora de Educação Infantil da Prefeitura, Janete Marini, o tenente Esdras Morales, do 11º Batalhão da PM, o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel e a representante do Conselho Tutelar, Kelly Cristina Galbieri. Também compareceram alguns professores que inclusive entregaram uma carta de protesto contra a redução do quadro de professores na rede pública.
As revelações das autoridades foram preocupantes. A conselheira Kelly Cristina disse que muitos dos 800 pais notificados não sabiam que os filhos deixavam de ir à escola. Ela confirmou que não é raro os jovens se envolverem com bebida, drogas, tráfico e brigas nas imediações dos estabelecimentos escolares. A PM e a Guarda fazem o que podem para coibir, mas a questão tem de envolver a participação dos pais, salientou a dirigente regional de Ensino, Eliana Boldrin. "Os jovens reproduzem na escola o que ocorre em casa. Nenhum fato é isolado de seu contexto. A violência NA escola não é violência DA escola". Ela ressaltou ainda que os p
ais são tão omissos que as reuniões de pais já estão sendo chamadas de reuniões de avós. O promotor Mauro Vaz de Lima disse que tem intimado os pais e pode responsabilizá-los criminalmente. Mas ele admite que são necessárias outras ações concretas envolvendo vários segmentos,
O presidente da CECET, vereador Gustavo Martinelli disse que a missão é essa mesmo: descobrir quais são os problemas e então propor ações concretas aos órgãos envolvidos e à comunidade. Uma nova reunião será marcada em breve.