Exposição no anexo homenageia Dia da Fotografia
A exposição conta com fotos de Lívio Tagliacarne, Emerson Rossi, do médico Flávio Bocchino e de Edson Alves. Lívio, falecido em 1999, dá nome ao prêmio que será concedido em cerimônia comemorativa no dia 27 de agosto, no plenário da Câmara. Serão homenageados fotógrafos amadores e profissionais. Na cerimônia também será instituído o prêmio Hélio Cocheo, destinado a repórteres fotográficos e cinegrafiscas, cuja premiação ocorre em 2010.
Nova geração
Toda a nova tecnologia e facilidades para fazer fotos a um custo menor tem aumentado o interesse dos mais jovens. Basta ver a procura pelo curso de fotografia montado pela Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, através do núcleo de oficina Talita Kum, na Vila Esperança. A assistente social Maria Aparecida G. de Oliveira, coordenadora do núcleo, diz que foi preciso montar uma segunda turma com 20 alunos para setembro. O de agosto lotou.
Os alunos do curso em andamento, aliás, foram os que visitaram a exposição do anexo nesta sexta-feira. O professor é o fotógrafo Emerson Rossi. Ele explica que o curso tem 30 horas e é desenvolvido às sextas-feiras, com patrocínio da Prefeitura. Inclui foto digital e com o uso de filme.
A aluna Marina de Lourdes, de 15 anos, é uma das participantes. Ela tem uma máquina digital dessas compactas mas diz que está juntando dinheiro para comprar uma profissional. A idéia não é apenas ficar no hobby mas partir para um trabalho na área.
Toda a movimentação relativa ao Dia Mundial da Fotografia é organizada por um grupo de fotógrafos amadores e profissionais da cidade. Entre eles, Clodoaldo de Silva, Mário Sérgio Esteves e José Aparecido dos Santos, além do próprio Emerson Rossi.