Fórum discute envolvimento de crianças com o tráfico
A presidente da OAB Jundiaí, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, diz que o encontro visa chamar a atenção da sociedade, instituições e Poder Público sobre um tema que tem contornos cada vez mais graves na cidade. Não há números precisos, mas ela salienta que a troca de informações promovida pelo Fórum Permanente entre os diversos segmentos que atuam na área mostra que é crescente o envolvimento de crianças e adolescentes no tráfico.
Mas além de discutir a situação de Jundiaí, o Encontro tem a proposta de mostrar a iniciativa da organização não-governamental "Observatório de Favelas", que atua na cidade do Rio de Janeiro. A coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da ONG, Raquel Willadino, estará presente para apresentar detalhes do projeto "Rota de Fuga" e da pesquisa realizada em 34 comunidades populares do Rio entre junho de 2004 e maio de 2006.
A pesquisa mostrou que dos 230 jovens pesquisados, com idade entre 11 e 24 anos, apenas 7% estudavam e quase metade desistiu de estudar entre 11 e 14 anos, faixa que coincide com a entrada no tráfico de drogas. A motivação é principalmente econômica. Inclusive o estudo revelou expectativas de inserção no mercado de trabalho formal, já que 60% tiveram experiências anteriores fora do tráfico e mais da metade possuem Carteira de Trabalho.
A vereadora Marilena Negro, que preside a Comissão Permanente de Defesa da Criança, do Idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência da Câmara Municipal, diz que o tema merece um enfrentamento corajoso. O problema é que faltam dados. "Nós observamos no dia-a-dia a atuação de crianças no tráfico. Eu mesma vejo isso com freqüência. Mas não temos números a respeito". Por isso, destaca, é importante mobilizar todos os segmentos que atuam na área. A Comissão Permanente é composta ainda pelos vereadores Antônio Carlos Pereira Neto (Doca, do PP ), Enivaldo Ramos de Freitas (Val, do PTB), José Carlos Ferreira Dias (PDT) e Júlio César de Oliveira (PSDB).
O auditório da OAB fica na Rua Rangel Pestana, 636 - Centro - Jundiaí. Mais informações no (11) 4523 4504 ou pelo e-mail fórum.crianca@camarajundiai.sp.gov.br. A página do Fórum é www.camarajundiai.sp.gov.br/forumcrianca.