Lançamento de Frente Parlamentar define metas para capacitação de mão de obra
A Frente Parlamentar para Qualificação Profissional, Emprego, Renda e Apoio aos Empreendedores de Jundiaí foi oficialmente lançada na manhã desta quinta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal. Presidido pelo vereador Edicarlos Vieira, o evento também contou com a presença dos vereadores Márcio Cabeleireiro, Val Freitas, Madson Henrique, Marcelo Gastaldo e Juninho Adílson.
O Gerente do Sebrae, regional Jundiaí, Marcelo Paranzini, anunciou novos postos do Sebrae na cidade, para o atendimento descentralizado a empreendedores. Os postos de atendimento, chamados de Sebrae Aqui, contudo, necessitam de parceiros sem fins lucrativos, que cedam espaço e mão de obra para gerência do equipamento. O Sebrae entra com infraestrutura, mobiliário e acesso total aos sistemas da instituição. Além disso, o programa Empreenda Rápido, também voltado ao empreendedorismo, já funciona a plenos motores.
Paranzini elogiou a criação da Frente Parlamentar. “É louvável essa união proposta pela iniciativa. Isso é fundamental para buscarmos soluções e saídas em tempos como os que temos vivido. Temos atualmente duas novidades próximas do lançamento: o Programa de Desenvolvimento Local (PDL), em parceria com a Prefeitura, que vai justamente ao encontro do que estamos tratando aqui, fazer com que a riqueza gerada na cidade fique no município. Para isso, capacitar empresas e pessoas é fundamental. A outra novidade é a descentralização dos postos de apoio ao empreendedor, com possibilidade exponencial de aumento de capacidade desses postos.”
Compondo a mesa diretiva da agenda, Francine Picardi, diretora do Fundo Social de Solidariedade, trouxe um painel da atividade desenvolvida pelo Funss e ratificou a vocação da instituição para construção de parcerias com demais instituições.
"Em quatro anos, nós no Funss ofertamos mais de 21,8 mil vagas à população. Em 2019, foi um recorde, com 10,9 mil vagas disponibilizadas, com o compromisso de descentralização dessas vagas. Vinte bairros foram atendidos com esse trabalho. Foi um grande avanço e vamos continuar fazendo. Pra que isso aconteça, a gente precisa do apoio da sociedade, dos líderes de bairro e dos vereadores”, destacou Francine.
Ela lembrou que o trabalho de capacitação será retomado, de maneira gradual, em março, com grupos menores e respeitando todas as recomendações sanitárias. “Até março de 2020, abrimos mais de três mil vagas. Depois nos adaptamos por conta da pandemia, e o Sebrae foi um grande parceiro na ocasião.”
Também na mesa diretiva, a professora Clara Magalhães, à frente da Escola de Gestão Pública, destacou o trabalho da Frente Parlamentar. “Absolutamente oportuna essa mobilização no momento. Nossa intenção é dialogar com empresários, vereadores, professores e a população em geral. Eu mesma fiz várias visitas aos bairros com o Edicarlos, para ouvir as pessoas. Só ouvindo é possível elaborar políticas públicas eficazes”, afirmou Clara. “A Frente Parlamentar é o resultado de um trabalho que começou há tempos e muito me orgulha fazer parte desse empenho.”