Legislação sobre ultraprocessados de Jundiaí é levada a seminário do IDEC, em São Paulo, na próxima terça (17)
Na próxima terça-feira, 17 de setembro, o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, participará do Seminário Alimentando Políticas ‘Da Ciência ao Prato: políticas públicas para uma alimentação saudável’, que acontecerá no Teatro Liberdade, em São Paulo. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) que convidou o vereador para abordar os desafios no avanço de projetos de lei sobre ambiente alimentar e suas relações com o consumidor. A participação é decorrente de amplo debate realizado por Faouaz sobre o tema em Jundiaí nos anos de 2017 e 2018. Faouaz foi autor de projeto de lei, pioneiro segundo o próprio IDEC em municípios, que pretendia regular o acesso de crianças a alimentos ultraprocessados em gôndolas de supermercados. O texto chegou a ser aprovado pelos colegas vereadores em 2018, mas vetado pelo Executivo e, em seguida, teve veto mantido pela Câmara.
“É uma honra muito grande poder ser chamado a participar dessa discussão e levar nosso exemplo de Jundiaí. Foi realmente desafiador propor esse debate diante de algumas resistências que ainda enfrentamos, mas o saldo é sempre positivo quando vemos espaços como esses sendo ocupados pela conscientização do tema e debate”, afirma Faouaz que fará parte do painel “Superando os obstáculos para uma alimentação saudável: acesso à informação e oferta de alimentos saudáveis”, das 10h30 às 12h30.
O seminário ainda acontece no dia 18 de setembro com outros debates propostos. Junto à participação de Faouaz, no dia 17, ainda estarão Patrícia Constante Jaime, responsável por avaliação do ambiente alimentar em experiências municipais; Claudia Tramontt, responsável pela capacitação sobre o Guia Alimentar na atenção básica também em experiências municipais e Veronica Pavan, diretora da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) de Jundiaí, que falará sobre o monitoramento do ambiente alimentar e a perspectiva da gestão do município de Jundiaí.
Segundo o IDEC, o objetivo do seminário é ainda discutir com pesquisadores e gestores assuntos relacionados aos avanços necessários com a alimentação, como rotulagem, preço e publicidade de alimentos, acesso e informação da população sobre alimentação adequada e saudável e conflitos de interesses. O evento será mediado pelos jornalistas do ‘O Joio e o Trigo’ e contará com a participação de pesquisadores renomados e especialistas no tema, além de outros convidados especiais.
Mais informações em https://alimentandopoliticas.org.br/cienciaaoprato/