Nova equipe gestora da Câmara de Jundiaí
A Câmara de Jundiaí inicia neste ano de 2025 uma nova Legislatura, sob o comando do presidente Edicarlos Vieira, e traz também mudanças em sua equipe gestora.
Além de uma de suas principais funções que é a de legislar, isto é, elaborar e deliberar sobre as leis do município, a Câmara Municipal também tem funções administrativas, relacionadas à sua organização interna, ou seja, sua estrutura de funcionamento, e para isto a Câmara de Jundiaí conta com o auxílio dos Diretores Administrativo, Legislativo e Financeiro, e com o Procurador Geral, que dão suporte ao Presidente para comandar e administrar o Poder Legislativo. Esses cargos são ocupados por servidores públicos efetivos da Casa, com grande experiência no desempenho das funções legislativas municipais.
Atualmente, o cargo de Diretora Administrativa da Câmara de Jundiaí é ocupado pela servidora Ana Paula Crepaldi Bueno, formada em Análise de Sistemas em Processamento de Dados na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), com MBA em Gestão de Pessoas. Ana Paula atuou por 26 anos no setor de Tecnologia de Informática da Câmara, dando suporte aos servidores e Vereadores, e nos últimos anos como líder da equipe. Responsável também por gerenciar projetos e contratos, participou como equipe de apoio de licitações. E agora como Diretora Administrativa, tem como meta planejar, coordenar, orientar, dirigir e controlar todas as atividades administrativas da Casa, incluindo a gestão estratégica, a supervisão de projetos, a administração de recursos e a implementação de políticas internas.
A Diretoria Administrativa é responsável por toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da Câmara Municipal, envolvendo recursos humanos e um espaço adequado e acessível para atendimento a todos os cidadãos. Portanto, ela coordena a administração e capacitação de pessoal, bem como a conservação e manutenção das dependências da Casa. E o trabalho conjunto com as outras diretorias garante a eficiência e a eficácia das operações legislativas.
A Diretoria Legislativa da Câmara de Jundiaí é liderada pelo servidor Gabriel Milesi, formado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), pós-graduado em Administração Pública e Gestão de Cidades, com especialização em Formação de Gestores Públicos. Gabriel ingressou na Câmara em 1998, como Técnico Legislativo, e ao longo desses 26 anos atuou em diversas áreas. Desde 2017 exerce a função de Diretor Legislativo, trabalhando diretamente na orientação e suporte técnico aos 19 vereadores, organização e realização das sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas, sendo responsável por todo o processo legislativo da Casa.
É a Diretoria Legislativa que coordena a execução de todas as atividades parlamentares, proporcionando aos Vereadores as condições para exercerem efetivamente sua função de legislador.
A responsável pela Diretoria Financeira é a servidora Adriana Joaquim de Jesus Ricardo, que trabalha há 25 anos na Câmara de Jundiaí, sendo oito deles como Diretora Financeira da Casa. Adriana é formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Técnica em Edificações pelo ETECVAV, MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Pitágoras Unopar Anhaguera e Curso de Especialização em Gestão Pública pela IBEGESP.
A Diretoria Financeira é o órgão responsável pela administração e organização orçamentária da Câmara Municipal, tendo por finalidade planejar, coordenar e orientar as atividades relacionadas ao processo orçamentário, da contabilidade e gestão dos recursos financeiros. Ela também organiza a prestação de contas e informações a serem encaminhadas aos órgãos fiscalizadores e apura, ainda, os impactos dos projetos de Lei e de todas as despesas que se pretende executar na Casa, fornecendo dados técnicos que servirão de ferramentas na tomada de decisões.
E a Procuradoria Geral, que gerencia as atribuições jurídicas da Câmara, está agora sob a direção de Pedro Henrique Oliveira Ferreira, formado em direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), especialista em Direito Tributário e pós-graduando em Direito Constitucional e Administrativo. Servidor da Câmara de Jundiaí há 17 anos, já exerceu as funções de Pregoeiro e Chefe do Setor de Projetos e Assessoria Técnico Legislativa, coordenando a equipe responsável pelo recebimento, adequação legal e técnica e encaminhamento à Mesa Diretora das proposituras legislativas.
No cargo de Procurador Geral, Pedro tem como atribuições planejar, organizar e coordenar os serviços vinculados à Procuradoria, como prestar consultoria jurídica aos setores da Câmara e à Presidência sobre quaisquer assuntos relacionados ao dia a dia do Legislativo, representar a Câmara em juízo e junto aos órgãos de fiscalização, além de atuar ativamente pelo bom andamento do Setor de Projetos, Ouvidoria Legislativa e Serviço de Atendimento ao Cidadão - SIC.