Orçamento de Jundiaí para 2009 é de R$ 914 milhões
A entrega da peça orçamentária foi feita pelo secretário municipal de Finanças, José Antônio Parimoschi, ao vice-presidente da Câmara, vereador José Galvão Braga Campos (Tico), na presença da imprensa e do diretor financeiro da Câmara, Djair Bocanella, e da diretora legislativa Wilma Camilo Manfredi.
A maior parte da arrecadação vem do repasse de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mas tem sido notável o crescimento nos níveis do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), que é um tributo municipal e já ultrapassou o montante do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Aliás, pelo projeto entregue nesta terça, não há previsão de aumento do IPTU.
A área de Saúde fica com a maior fatia do Orçamento: 22,5% ou R$ 205,6 milhões. Em seguida aparecem Educação, Urbanismo e Saneamento.
Na Câmara, o projeto passa pela Diretoria Financeira e Consultoria Jurídica para os primeiros pareceres técnicos. Em seguida deve ir à audiência pública para discussão. Depois passa pela Comissão Mista, que é formada por vereadores da Comissão de Justiça e Redação e Comissão de Economia Finanças e Orçamento. Ali o texto pode receber emendas. A votação deve ocorrer até dezembro.
O texto integral do projeto de lei do Orçamento 2009 deve ser colocado à disposição da população para consulta nos próximos dias.