Pacientes em tratamento de hemodiálise pedem agilidade na realização de exames
Após ser procurado por pacientes que fazem tratamento de hemodiálise em Jundiaí, o vereador Arnaldo da Farmácia se reuniu com representantes da Clínica Unicom e com o Gestor da Unidade de Promoção da Saúde, Tiago Texera, para falar sobre a necessidade de mais agilidade na realização de exames durante o tratamento de hemodiálise.
Os pacientes submetidos à hemodiálise precisam realizar exames cardíacos para verificar como está o fluxo sanguíneo no coração. Atualmente o agendamento para este tipo de exame demanda tempo: o paciente precisa ser avaliado por um clínico geral em uma UBS, para apenas então ser encaminhado ao ambulatório de especialidades para o agendamento do exame.
Diante do panorama apresentado, o gestor Tiago Texera concordou que esses pacientes precisam ser priorizados, pois não podem aguardar tanto tempo por um exame, e comprometeu-se a buscar soluções.
A Unicom Sociedade de Nefrologia é uma empresa privada que atende pacientes que necessitam realizar sessões de hemodiálise. Do total de pacientes atendidos diariamente, cerca de 80% são provenientes do SUS – Sistema Único de Saúde.