Painel eletrônico de Jundiaí é referência para outras Câmaras Municipais
O painel eletrônico desenvolvido pelos servidores da Câmara de Jundiaí se tornou referência para os Legislativos Municipais. Depois de chamar a atenção do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e de atrair a visita de representantes de dezenas de cidades, nesta terça-feira (12) foi a vez da Câmara de Bálsamo conhecer a tecnologia.
O Presidente da Câmara de Bálsamo, José Claro, explicou a intenção de modernizar o Legislativo da cidade. “Hoje fazemos votação nominal. Ou seja, cada vereador verbaliza seu voto. A marcação de presença é feita por lista de assinatura. Já chegou a hora de modernizarmos nosso sistema, e sabemos que a Câmara de Jundiaí é referência quando o assunto é painel eletrônico.” Também participaram da visita os vereadores José Haroldo e João Pedro – respectivamente o mais jovem e o decano da Câmara de Bálsamo.
O sistema de votação eletrônica foi desenvolvido pelos servidores da Câmara de Jundiaí em 2011. A experiência pioneira de Jundiaí serviu para que o Interlegis (programa do Senado Federal de estímulo à modernização, integração e cooperação entre as casas legislativas) desenvolvesse um sistema único que agora atende todas as Câmaras Municipais do país.
O Diretor da Câmara de Bálsamo, Elton Marangoni, comentou que a ideia de implantar um painel eletrônico semelhante ao desenvolvido pela equipe de Jundiaí surgiu depois de feitas as cotações para locação. “Se usarmos o sistema desenvolvido pela Câmara de Jundiaí e disponibilizado pelo Interlegis, vamos gastar pouco mais da metade do que precisaríamos investir no aluguel do sistema de outra empresa. É uma solução prática, viável e que cabe no nosso orçamento”.