Para comemorar o Dia Nacional dos Surdos, Sessão da Câmara recebe a presidente do Clube dos Surdos de Jundiaí
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jundiaí realizada em 27 de setembro contou com a participação da presidente da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí, Irene de Fátima Faria Mantovani. O motivo foi a comemoração do Dia Nacional dos Surdos, em 26 de setembro.
Durante sua fala, Irene explicou que a data remonta à fundação da primeira escola para surdos no Brasil, há 165 anos. Falou também sobre as barreiras de comunicação que precisam ser vencidas e sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “É constante nossa luta para a inclusão das pessoas surdas e sempre buscamos acessibilidade para que possam se comunicar na sociedade’’, completou a presidente, parabenizando todos os surdos pela data.
O presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Faouaz Taha, falou sobre o empenho do Legislativo em tornar seus trabalhos cada vez mais acessíveis a todos os públicos. A iniciativa mais recente é a tradução simultânea em LIBRAS, disponível nas transmissões ao vivo das sessões e audiências públicas, assim como nos conteúdos em vídeo publicados no canal da Câmara no Youtube. Além disso, há quatro anos uma equipe de servidores efetivos vem sendo capacitada em LIBRAS para atender o público surdo que procura a Câmara pessoalmente. “Acredito que este seja um momento histórico para a Câmara Municipal de Jundiaí na busca da inclusão. Todos os vereadores abraçam a causa para juntos tornarmos a Casa do Povo cada vez mais acessível a todos os públicos”, comentou Faouaz.