Plenário tem acesso para cadeirantes
A obra foi elogiada pelos participantes e pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Aparecida Lurdes Oliveira. Graças ao equipamento, ela teve condições de participar da mesa dos trabalhos sem muito esforço. "Iniciativas como essa devem ser multiplicadas", salientou. Lurdes é uma das participantes do Fórum que tem dificuldades motoras e utiliza cadeira de rodas. A sugestão de instalar um elevador partiu do Conselho e foi adotada pela Câmara.
O presidente Luiz Fernando observou que a Câmara pretende fazer mais para readequar o prédio onde fica o plenário. "A meta é permitir o acesso a todos sem constrangimento". O prédio anexo da Câmara, inaugurado no final de 2004, já tem todos os requisitos de acessibilidade. Mas o prédio do plenário, inaugurado há quase 40 anos, precisava de modificações para atender a demanda de pessoas com deficiência, embora seja um dos mais belos do Estado.
O primeiro passo foi a plataforma elevatória, que permite ao cadeirante ou à pessoa que dificuldades de locomoção acessar o piso do plenário. Como o desnível é de cerca de 3 metros, ficaria inviável fazer uma rampa.
As pessoas que utilizaram o equipamento aproveitaram para fazer sugestões ao presidente, que fez questão de conversar com todos para saber o que poderia ser melhorado. "Sabemos que ainda é preciso fazer mais. E vamos continuar melhorando", salientou. Wilson Moura Ferreira, cadeirante que mais merecia ser chamado de Wilson "Ferrari", subiu e desceu duas vezes na plataforma. Ao final, apontou um detalhes aqui e ali, sentenciando. "Agora está bom demais. Não preciso de ninguém me carregando para entrar ou sair da Câmara".