Prefeitura anuncia estudo hidrológico na região
O secretário elogiou a iniciativa em discussão na audiência, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 90, do vereador Durval Orlato, que prevê 100 metros de área protegida em torno das represas de abastecimento da cidade. Mas salientou que outras medidas são necessárias e por isso a Prefeitura irá cntratar o estudo. "Estamos convidando os municípios vizinhos a participar", salientou, observando que a questão dos recursos hídricos tem de ser trabalhada em conjunto na bacia.
O superintendente da DAE, José Carlos Sacramone, também elogiou a iniciativa do vereador. Só alertou que, no caso da represa do Rio Jundiaí-Mirim, o que houve foi que a represa cresceu em direção à área urbana e não o contrário. "O que fazer com as pessoas que já moram na faixa de 100 metros?", questionou.
O vereador Durval disse que não há problema em aguardar o estudo da Prefeitura, pois assim o a proposta poderá ser enriquecida. O estudo deve estar concluído em três meses.
O ex-presidente da DAE e atual superintendente da Fumas, Eduardo Palhares, complementou a discussão lembrando que a empresa vem desenvolvendo com o Executivo uma proposta de Plano Diretor de Águas , uma Lei de Recursos Hídricos e um Plano de Manejo de Águas Pluviais. Tudo isso, somado ao estudo hídrico, vai resultar em uma proposta global para a questão dos recursos hídricos na cidade.
Parque Centenário
A audiência foi comandada pelo presidente da Câmara, José Galvão Braga Campos, e teve dois temas. O segundo deles foi o Projeto de Lei 10.136, do prefeito municipal, que prevê doação de 28,5 mil metros quadrados à Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) para a reurbanização do núcleo de submoradias do Parque Centenário. Moradores da região participaram em grande número.
Participaram também da audiência, na discussão dos dois projetos, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Sílvio Drezza, e os vereadores Ana Tonelli, Marilena Negro, Domingos Fonte Basso, Leandro Palmarini, Gustavo Martinelli, Antônio Carlos Pereira Neto, Sílvio Ermani, José Dias, Marcelo Gastaldo e Paulo Sérgio Martins. Pela Fumas, participou ainda a procuradora jurídica Solange Aparecida Marques.