Prefeitura promove ação de combate à tuberculose
A tuberculose é uma doença bacteriana que geralmente afeta o pulmão, mas que também pode atingir outros órgãos. Seus principais sintomas são tosse forte e frequente por mais de duas semanas, febre, dor no peito e falta de ar. Segundo a Prefeitura de Jundiaí, no ano passado foram registrados 93 casos de tuberculose na cidade, e neste ano já são 110 casos.
Devido ao aumento dos casos, a Prefeitura está realizando uma campanha de combate à doença. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí até o dia 26 de setembro, tendo como público-alvo pessoas que apresentam tosse por três semanas ou mais. O objetivo é conscientizar a população sobre os sintomas da doença e orientar a realizar o exame de escarro, caso apresentem os sinais característicos.
O vereador José Antônio Kachan Júnior, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Jundiaí, esclarece que a tuberculose progride de forma silenciosa, por isso é importante identificar precocemente os indivíduos e oferecer o tratamento adequado de forma rápida. Em casos de sintomas persistentes, deve-se procurar a UBS mais próxima. Os testes são simples e oferecidos diariamente, de forma gratuita.
O vereador Cícero Camargo da Silva, que também faz parte da Comissão de Saúde, protocolou um Projeto de Lei que tramita na Câmara para instituir a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção da Tuberculose. O objetivo será conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e indicar as formas de tratamento.