Presidente critica aumento do número de vereadores
"A proposta do Congresso vem na contra-mão da história", observou Luiz Fernando. "Entendo que não é razoável que o Poder Público venha absorver ainda mais esse gasto. Cada vez mais o Estado incha, tem necessidade de cobrar assustadoramente mais impostos em razão do custo da máquina pública".
O vereador Adilson Rosa (PR) apoiou a manifestação. "O Congresso Nacional está equivocado. A Câmara de Jundiaí tem funcionado muito bem com 16 vereadores. A diminuição estabelecida pelo TSE seguiu um anseio do povo brasileiro e o Congresso deve respeitar isso".
O vereador Gerson Sartori (PT) também manifestou apoio e destacou que as Câmaras deviam seguir o exemplo do Legislativo de Jundiaí, que vem reduzindo gastos. "Não é hora de discutir número de vereadores e além disso é importante verificar os gastos. Tem muita Câmara que gasta o que não deveria gastar".
A Constituição não é clara a respeito do número de vereadores, o que vinha provocando distorçoes. Em 2004, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou a questão e eliminou 8.401 cadeiras nas câmaras de todo o Brasil. Em Jundiaí, o número diminuiu de 21 para 16. Desde então, diversas propostas tramitam no Congresso. Um delas é a PEC 333.
>> Veja aqui a Proposta de Emenda Constitucional 333/04