Presidente da Câmara participa de programa pioneiro de ressocialização e inclusão no CDP
Na manhã desta segunda-feira (11), o presidente da Câmara, Faouaz Taha, esteve na sede do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí, no Tijuco Preto, para participar do passo inicial da criação de um programa pioneiro que permitirá dupla ação social aos detentos: de ocupação e devolução de serviços inclusivos à sociedade, bem como de ressocialização pela manutenção de cadeiras de rodas.
Faouaz esteve acompanhado de Marcos Hernadez e André Santos, representantes de entidades ligadas à causa das pessoas com deficiência, e foi recebido pelo diretor do CDP, Alexandre Apolinário de Oliveira, e os diretores da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimental” (Funap), Alberto Veroneze e Cassiano Ricardo Pyles Machado.
Desde 2017, Faouaz tem feito reuniões periódicas no CDP para levar a ideia desta parceria à unidade. Por atuar também com modalidades esportivas adaptadas, Marcos foi um dos solicitantes e informa que, hoje, o custo da manutenção de cadeiras de rodas é muito caro no setor privado e de difícil acesso, tratando-se de um trabalho especializado. “Nossa ideia foi unir duas ações necessárias: o auxílio às pessoas que precisam de reparos em cadeiras de roda e a possibilidade de que os detentos possam se ocupar com serviços que retornem de forma positiva à sociedade. Além disso, é um estímulo para a ressocialização dos mesmos”, diz Faouaz.
O programa pioneiro está em vias de ser executado e deve ser lançado oficialmente em breve. O objetivo, segundo o diretor Alexandre, é que os detentos passem por cursos de treinamento e capacitação para que possam fazer o serviço.
A Funap é um órgão do governo estadual que conduz atuações dos detentos e será responsável por toda parte de ferramentaria, estrutura da sala e oficina para trabalho dos mesmos. Há possibilidade futura de que outras unidades prisionais paulistas adotem o projeto.