Presidente Faouaz recebe diretoria do Grendacc para reforço à campanha ‘Setembro Dourado’
Nesta quarta-feira (4), o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, recebeu a visita da diretora do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), Verci Bútalo, que reforçou a importância da campanha iniciada pela instituição neste mês,‘Setembro Dourado', pela conscientização sobre o câncer infantojuvenil. A abertura oficial da programação alusiva ao tema será nesta quinta-feira (5), às 19 horas, com apresentação musical do ‘Quinteto Japi’ na sede do Ciesp Jundiaí, à avenida Doroty Nano Martinasso, s/n, Vila Bandeirantes.
“A campanha busca a conscientização, sobretudo, do diagnóstico precoce. Sempre costumo dizer que criança não reclama à toa. Então, pedimos que os pais fiquem atentos às reclamações das crianças, que levem ao pediatra, façam e acompanhem os exames. Quando se descobre no início algum tipo de câncer, fica muito mais fácil recuperar e o tratamento também é mais tranquilo”, disse Verci a respeito da campanha. Segundo ela, hoje, há chance de até 90% de cura em alguns casos de câncer infantojuvenil em que o diagnóstico foi feito logo no início da manifestação da doença, principalmente em casos de leucemia.
O câncer, ainda de acordo com Verci, é considerado atualmente a primeira causa de morte do público infantojuvenil, embora seja raro se comparado à incidência em adultos. “Para nós do Legislativo, contribuir com a campanha de conscientização é o mínimo que podemos fazer para retribuir toda a dedicação do Grendacc com nossas crianças”, afirmou o presidente Faouaz. O material de conscientização entregue pela entidade foi encaminhado a todos os vereadores.
Dificuldades e atendimento
O Grendacc atende crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, de toda a Região, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por meio de consultas particulares populares, em casos de necessidade de segunda análise de diagnósticos ou exames. Verci alerta que toda ajuda é bem-vinda diante do custeio diário da entidade que mantém equipe multidisciplinar para os atendimentos e é feito apenas pela própria entidade. Emendas parlamentares dão suporte à prestação de serviços e outras despesas, mas não respondem por todo o trabalho. “Continuamos com nossos bazares, os voluntários nos auxiliam nos programas de captação de recursos e isso tem nos ajudado a sobreviver. Agradecemos todo apoio, pois precisamos”, disse a diretora.