Problemas das escolas são debatidos na Câmara
Compareceram ao plenarinho da Câmara o secretário municipal de Educação, professor Francisco José Carbonari; e a supervisora da Diretoria Regional de Ensino, professora Dirlene Aparecida Tarício. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da CECET, vereador Gustavo Martinelli. Presentes ainda os vereadores Sílvio Ermani, Marcelo Gastaldo e a vereadora Marilena Negro, integrantes da Comissão.
A discussão começou pelo desempenho das escolas de Jundiaí no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - do Governo Federal) e no Saresp ( Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Governo de SP). A professora Dirlene fez uma apresentação detalhada sobre o conceito e metodologia da Prova Brasil, Saresp e Ideb. O secretário Carbonari destacou que o objetivo desses sistemas não é fazer um ranking de escolas mas uma avaliação individual.
Após as considerações da supervisora de Ensino e do secretário, o vereador Gustavo cobrou uma melhor integração entre as redes estadual e municipal. Os dirigentes concordaram e salientaram que esse processo vem ocorrendo mas é preciso também participação maior dos pais, das ONGs e de toda a sociedade. Essa participação, destacaram, ajudaria na questão da segurança nas escolas.
No que cabe à Prefeitura, o secretário Carbonari disse que está sendo estudado para envio à Câmara um projeto que estabelece entre outras coisas um tempo mínimo de permanência do professor na escola, incentivando a integração com a comunidade.
Uma nova reunião será marcada para a discussão do Bolsa Creche. Deverão ser convidados, além dos dirigentes de Ensino, representantes do Conselho Tutelar e do Poder Judiciário para tratar do assunto.