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Proibição a radar móvel no trânsito é rejeitada

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A discussão mais longa da sessão envolveu a proibição dos radares móveis (e escondidos) na cidade, estendendo-se ao trânsito em geral. Os vereadores concordaram que multar sem educar não adianta, mas os radares móveis ganharam a briga com apenas sete votos e devem continuar nas ruas.
Proibição a radar móvel no trânsito é rejeitada
O vereador Tico viu o projeto ser rejeitado por dois votos

Os autores do projeto (PL 9.691), Adilson Rosa (PR) e José Galvão Braga Campos (PSDB) não ficaram satisfeitos. "Radar adilson_108se.jpgescondido não educa. O sistema é arrecadatório, não educativo", disparou Adilson, enquanto José Galvão, o Tico, ressaltava que não é contrário aos radares, mas apenas aos radares escondidos. "A Prefeitura chegou a arrecadar R$ 5 milhões com multas e não vimos a aplicação desses recursos em programas educativos de trânsito", lembrou.

A dupla teve o apoio de outros três vereadores na votação. Outros três se abstiveram. Resultado, o radar móvel venceu por sete a cinco. A vereadora Silvana Baptista (PMDB) que também é médica, apoiou a proposta de Adilson e Tico observando que a instalação de radares fixos e visíveis nos pontos mais críticos de Campinas reduziu não apenas o número de acidentes como também a gravidade. "Tenho visto dois radares móveis na pista perto de casa (Rodovia João Cereser). Um fica escondido debaixo de cada viaduto, só multando. O que isso resolve? Por quê não colocar o radar fixo, visível e sinalizado?".

silvana_108so.jpgA frente multipartidária contra os radares móveis contou até mesmo com o vereador Gerson Sartori (PT). "Sinalizar buraco é o fim do mundo", destacou na tribuna, criticando o trânsito como um todo. "Cinco milhões em multas e estamos sinalizando buracos em vez de melhorar o trânsito. Ou nós estamos na contra-mão ou é o secretário de Transportes".

Os vereadores Enivaldo Ramos de Freitas (PTB), José Antônio Kachan (PSB), Cláudio Miranda (PSB) e Júlio César de Oliveira (PSDB) defenderam os radares móveis, ressaltando que mantê-los escondidos dos motoristas não é uma boa solução. Miranda comparou o trânsito a uma doença grave e salientou que às vezes é preciso "um remédio amargo".

O presidente da Câmara não vota, mas Luiz Fernando não escondeu sua posição. "O que não pode é terceirizar a operação dos radares e o dinheiro arrecadado vai embora e não é aplicado em educação no trânsito", comentou.

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