Projeto do vereador Edicarlos inclui Feira da Solidariedade no Calendário Municipal de Eventos
O projeto de lei do vereador Edicarlos Vieira, que pede a inclusão da Feira da Solidariedade no Calendário Municipal de Eventos, foi aprovado por unanimidade na sessão de terça-feira (25). Tradicional em Jundiaí, a Feira da Solidariedade passa agora a fazer parte deste seleto grupo. A votação contou com a participação da diretora da Cáritas Diocesana (organizadora da feira), Maria Rosangela Moretti, e de integrantes de entidades e pastorais envolvidas no evento.
“O trabalho voluntário realizado na cidade é fantástico e de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa cidade. Me sinto muito honrado pela oportunidade de apresentar este projeto”, destacou o vereador Edicarlos Vieira, no Plenário.
A Feira é um evento cultural que celebra a Semana Nacional da Solidariedade, envolvendo exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano pelas pessoas atendidas por 18 entidades e 10 pastorais envolvidas. A Feira se concentra na praça Governador Pedro de Toledo, na região central (em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro). “É um evento que realizamos há mais de 18 anos e, por conta desta relevância, decidimos solicitar a inclusão no calendário do município”, explicou. “Quero agradecer ao Edicarlos e a todos os vereadores que votaram a favor deste projeto”, afirmou Maria Rosangela.
Fazem parte deste trabalho pelo menos 150 voluntários, além das 200 pessoas que realizam apresentações culturais durante o evento - responsável por um público de aproximadamente 2 mil espectadores. Produtos artesanais também são comercializados e toda renda é revertida para ajudar na manutenção das ações sociais.
História - A primeira edição foi realizada em 18 de novembro de 2000, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí - Solar do Barão, com exposição de fotos, trabalhos artesanais e apresentações de balé, coral, sapateado e dança - feitas por crianças, adolescentes, jovens e idosos.
A Cáritas Diocesana de Jundiaí é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, criada em 1997 e localizada no Parque Almerinda Chaves. É responsável pelo atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, na defesa e garantia dos direitos socioassistenciais, apoio às entidades beneficentes e pastorais sociais filiadas. Enfrenta as desigualdades sociais na busca por ações de solidariedade e promoção humana nas cidades que compõem a Diocese de Jundiaí.