Projeto prevê assistência à saúde mental de vítimas de racismo
Para combater a discriminação racial em todas as esferas, o vereador José Antônio Kachan Júnior protocolou na Câmara Municipal de Jundiaí o Projeto de Lei nº 13788/2022, que prevê um programa de assistência à saúde mental de vítimas de racismo, garantindo a elas atendimento e tratamento psicológico ou psiquiátrico.
O vereador explica que infelizmente o racismo ainda está presente no dia a dia da nossa sociedade, sendo uma questão histórico-social que se propaga através de gerações. Segundo ele, o racismo funciona e afeta suas vítimas de diferentes modos, causando até possíveis doenças psicológicas – e por isso é tão importante a atenção à saúde mental de quem o sofre.
O profissional de psicologia atuará com o acolhimento e escuta, podendo, assim, ajudar no manejo da ansiedade, estados depressivos e estresse causados pelo preconceito. A psicóloga Fernanda Di Stefano Simão explica que, ao elevar a autoestima da vítima, ela se sentirá mais capacitada a buscar seus direitos. “O tratamento adequado ajuda o paciente a compreender melhor a situação e saber como agir”, complementa a profissional.
Gustavo Leopoldo, servidor da Câmara Municipal, conta que já passou por situações de discriminação. Por isso, considera extremamente válida toda e qualquer medida que impeça o crescimento do racismo. “Na escola, recebia apelidos pejorativos por conta da minha cor. Quando entendi que isso era inadmissível, passei a impor respeito, visto que a cor da minha pele não deveria interferir em nada.”
Com a aprovação do Projeto de Lei, a intenção é tornar prioridade o cuidado com a saúde mental das pessoas que sofrem com a discriminação racial.