Projeto prevê fisioterapeuta para acompanhar mulheres gestantes
A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou na sessão do dia 17, um projeto de lei de autoria do vereador Edicarlos Vieira (PP) que exige acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de atenção à gestante no pré-natal, parto e pós-parto nos hospitais públicos e privados. Além de médico e enfermeiro, a equipe também deve contar com fisioterapeuta.
Aprovado pelos parlamentares, o projeto aguarda agora sanção do prefeito Luiz Fernando Machado. “Este projeto foi construído ouvindo especialistas e profissionais da área. Agradeço especialmente à Laura Rodrigues, que nos ajudou muito nessa elaboração”, destacou o autor.
De acordo com Laura, que é fisioterapeuta e pós-graduada em fisioterapia em saúde da mulher, este projeto é de extrema importância para trazer mais qualidade de vida à mulher gestante. “Essa especialidade não é muito conhecida pela população, mas já tem o reconhecimento pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Hoje o fisioterapeuta não tem acesso às maternidades, não conseguem autorização para esse acompanhamento das gestantes nos centros obstétricos. Por isso a ideia do projeto”, comentou.
A prevenção é uma das vantagens elencadas pela profissional quando essa equipe multidisciplinar atua no pré-natal. “Durante a gestação, a mulher vai passar por mudanças. Ela pode sentir dores que são muitas vezes incapacitantes para continuar produzindo profissionalmente. Temos recursos para prevenir essas dores, avaliar e até tratar o problema, se for o caso. O fisioterapeuta também prepara o corpo da mulher para que isso facilite o trabalho de parto”.
O conteúdo do projeto pode ser acessado em: http://sapl.jundiai.sp.leg.br/sapl_documentos/materia/227645_texto_integral.pdf
Recentemente a Câmara aprovou outro projeto, também de autoria de Edicarlos, que institui o Estatuto da Gestante, da Parturiente e da Prevenção de Riscos Sociais na Maternidade. A lei resguarda os direitos das gestantes e parturientes, além de combater a violência obstétrica. Dentre as garantias definidas estão a presença de acompanhante de preferência e de doula, se assim a gestante desejar, durante o trabalho de parto. Saiba mais: http://sapl.jundiai.sp.leg.br/sapl_documentos/materia/218269_texto_integral.pdf