Projetos sociais devem ser votados na terça
Os projetos tratam da criação de Zonas Especiais de Interesse Social na região próxima ao Santa Gertrudes e Bairro do Poste, promovendo alterações nas zonas na lei de uso e ocupação do solo, exatamente para permitir a criação desses empreendimentos. Mas a mudança também tem outro benefício que é permitir empreendimentos comerciais nessas Zonas Especiais. Até o momento, por uma lacuna na legislação, não era permitida nem mesmo uma padaria nessas regiões, o que prejudicava a população desses bairros.
Além dessas mudanças, a Prefeitura pretende disponibilizar através da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) moradias para famílias com renda de até 3 salários mínimos no programa Minha Casa Minha Vida.
Os representantes da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Rodrigo Mendes Pereira (superintendente) e Tatiana Pimenta (diretora de habitação) explicaram que o programa Minha Casa Minha Vida só será implantado com infra estrutura e equipamentos públicos como escolas, unidade básica de saúde e sistema de lazer. Isso irá beneficiar toda a região. Sem isso os governos federal e estadual não liberam os recursos.
A cidade apresenta uma grande demanda de famílias que não possuem imóvel. A Política Municipal de Habitação busca incentivar a participação da iniciativa privada na produção de habitação de interesse social, de forma a reverter a atual tendência de exclusão territorial e ocupação irregular do município, promovendo também a relocação de moradores residentes em locais impróprios ou em situação de risco, recuperando o meio ambiente degradado.