Realidade da Educação Municipal em meio à pandemia foi tema de reunião virtual entre a Comissão de Educação da Câmara e a gestora da pasta, Vasti Ferrari Marques
Nesta quarta-feira (14), os vereadores membros da Comissão de Educação da Câmara realizaram uma reunião online com a gestora de Educação do município, Vasti Ferrari Marques, e com a gestora adjunta Educacional, Tânia Gurgel, para falar sobre as perspectivas da pasta em meio à pandemia.
Participaram da reunião o presidente da Comissão, Douglas Medeiros, o presidente da Câmara, Faouaz Taha, e os vereadores Adriano Santana dos Santos, Daniel Lemos, Edicarlos Vieira, Juninho Adílson, Leandro Palmarini e Paulo Sergio Martins.
Um dos assuntos abordados foi a vacinação dos educadores, que teve início na segunda-feira (12) e já imunizou 3280 profissionais da Educação de cidade, sendo 500 servidores da rede municipal entre diretores, coordenadores, professores, ADIs, cozinheiros e agentes operacionais com idade a partir de 47 anos.
Vasti salientou que a imunização dos profissionais da Educação é um passo importante para a retomada das aulas presenciais, de acordo com o cronograma a ser definido pelo Governo Estadual. A volta das aulas presenciais, segundo a gestora, será feita de maneira lenta, gradual, segura e escalonada, respeitando o limite de 35% de ocupação das escolas.
A gestora explicou que a intenção é retornar, dia 19, com as aulas presenciais para os alunos que participam do programa “Estudo é Tudo”, voltado aos estudantes do 3º, 4º e 5º ano com dificuldade de alfabetização, que somam 1100 crianças.
O grupo seguinte a voltar a ter aulas presenciais será o das crianças em processo de alfabetização, seguido pelos alunos sem acesso à tecnologia. Na sequência viriam os alunos que necessitam da alimentação fornecida pela escola, e depois aquelas com a saúde emocional abalada em razão do afastamento do ambiente escolar devido à pandemia.
Vasti ressaltou que o retorno às aulas têm sido avaliado e planejado com os diretores das escolas da rede, levando em conta as especificidades e realidades de cada uma. Esclareceu ainda que o ambiente escolar está preparado para receber os alunos e os educadores com segurança, dispondo de EPIs, máscaras, álcool em gel, cloro, sabonete, avental e todo o material necessário em quantidade suficiente.
A gestora informou que a Prefeitura está investindo em uma plataforma online para auxiliar professores e alunos no aprendizado à distância – uma vez que o retorno às aulas presenciais se dará de maneira gradual e escalonada e que o ensino remoto continuará sendo uma realidade durante este processo.
Outra ação que tem dado resultado, de acordo com a gestora, é o desemparedamento das escolas – que consiste em oferecer aulas fora da sala de aula, permitindo aos alunos aprender ao ar livre. A iniciativa já despertou o interesse de Prefeituras de outras cidades e até de governos de outros países.
Questionada sobre a dificuldade que algumas famílias em situação de vulnerabilidade têm enfrentado para levar as crianças à escola para receber a alimentação, Vasti explicou que a Prefeitura fará este atendimento por meio dos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social.
O diálogo entre a Unidade de Gestão de Educação e a Comissão de Educação da Câmara deve permanecer, com reuniões periódicas para a troca de informações e ideias entre Executivo e Legislativo.