Recuperação econômica de Jundiaí é tema de reunião na Câmara
O plano de recuperação econômica de Jundiaí foi o tema da reunião que aconteceu nesta terça-feira (28) na Câmara Municipal. O encontro, promovido pela Comissão Especial da Câmara Municipal de Jundiaí criada para acompanhar a situação econômica do município diante da pandemia, recebeu o Gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi.
Durante mais de duas horas e meia, os vereadores acompanharam a apresentação do gestor das medidas já adotadas pelo Executivo e debateram a construção do plano de recuperação econômica da cidade.
“Nosso plano envolve as ações de saúde, as ações na área econômica e transparência na divulgação. Já iniciamos este plano de recuperação econômica com o Programa Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, oferecendo 140 ações e seis mil vagas de capacitação. A iniciativa vai ajudar o empresário a se reposicionar e sair mais rapidamente desta crise. O plano de recuperação envolve também ações de longo prazo, mais estruturantes, e que vamos lançar em outubro. Com a pandemia, vamos ter uma retração de mais de 5% na arrecadação, que vai nos levar a fazer um ajuste fiscal nas contas públicas” explicou Parimoschi.
O gestor também destacou as ações voltadas as pessoas em vulnerabilidade. “Fizemos um plano emergencial de segurança alimentar. Serão 54 mil famílias alcançadas de abril até dezembro, que já estão no Bolsa Família. Estamos estimando atender mais mil famílias de pessoas que vão perder o emprego que vão precisar de apoio.”
Presidente da Comissão Especial, o vereador Cristiano Lopes destacou a importância da união de esforços entre Legislativo e Executivo no combate ao coronavírus. “Nós, os vereadores, temos recebido bastante demanda dos comerciantes e entidades da cidade e a Comissão tem o papel de pegar estas informações, filtrar e passar para a Prefeitura. Queremos ouvir, debater, apresentar e contribuir com a Prefeitura para deixarmos pronto um projeto forte e consolidado de retomada da nossa economia assim que tudo isso passar. Temos que estar preparados para esta retomada”, explica. Segundo Cristiano Lopes, o foco da Casa continua sendo a saúde pública e a vida das pessoas.
“O enfrentamento ao coronavirus é uma questão de saúde pública importantíssimo e todos os esforços têm que estar voltados a esta batalha. É necessário planejar a retomada do crescimento do país e de Jundiaí após a questão de saúde estar equacionada. É preciso ter um plano de retomada e estamos fazendo isso com a Comissão, elaborando um plano de retomada para a cidade, para que os resultados sejam potencializados. Somos favoráveis à abertura dos comércios desde que atenda todas as questões da vigilância sanitária e embasada em orientações das autoridades de Saúde”, conclui Cristiano.
A Comissão foi criada no dia 15 de abril e tem cinco membros: os vereadores Marcelo Gastaldo, Rafael Antonucci, Douglas Medeiros, Marcio Pentecostes de Sousa e o presidente Cristiano Lopes. A Comissão já havia realizado três reuniões antes do encontro desta terça-feira.
Na próxima quinta-feira (30), a Comissão fará um novo encontro, também na Câmara, às 9h. Desta vez, receberá o diretor titular do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sincomercio, Edison Maltoni.
Devido à pandemia e para evitar aglomerações, a reunião não será aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, nos canais 60.2 UHF e 4 NET, e pela internet.